???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8899
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Paula Oliveira-
dc.creatorFreitas , Marcia Bacco de-
dc.date.accessioned2024-01-30T20:22:10Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T20:22:10Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationFREITAS, Marcia Bacco de. A influência da leitura no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. 42 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8899-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação Pessoal e Profissionalpt_BR
dc.subjectConstrução de saberespt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectFormación personal y profesionalpt_BR
dc.subjectConstrucción del conocimientopt_BR
dc.titleA influência da leitura no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Paula Oliveira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.contributor.referee3Pinho, Louise Silva do-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca identificar qual a importância da leitura no processo de formação, ampliação dos conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. Os objetivos específicos buscam: compreender como a leitura interfere na formação pessoal e profissional do sujeito; discutir sobre a importância de inserir a leitura no meio familiar e educacional dos indivíduos; identificar ações que despertem e potencializem o prazer pela leitura. Trata-se de um estudo de caso (YIN, 2015; MINAYO, 2005) que, através de questionário, possibilitou a análise de respostas de indivíduos de diferentes níveis de formação escolar. O referencial teórico está baseado em: Lajolo (1996), Cereja (2003), Petit (2006), entre outros. A análise de conteúdo deu-se pela Análise Textual Discursiva – ATD (LIMA, 2019) e ficou organizada em quatro categoria de análise: CAT1 - Importância da leitura na vida pessoal; CAT2 - Importância da leitura na vida profissional; CAT3 - Importância das ações e estímulos à leitura; CAT4 - Importância do acesso aos livros. Foi possível concluir que possibilitar a todos o contato com os livros, produções textuais e demais formas de incentivo à leitura é permitir que os mesmos desde cedo tenham a oportunidade de se inserirem no mundo letrado, dos códigos. Tendo em vista que o hábito de ler não ensina apenas a decifrar estes códigos, mas também, influencia no desenvolvimento das habilidades e capacidades dos seres humanos, sendo este capaz de produzir novos conhecimentos, melhorar o raciocínio lógico, auxiliar na ampliação do vocabulário, criatividade, estimular a escrita e oralidade, bem como, proporcionar ao sujeito se comunicar com precisão e sabedoria.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo busca identificar la importancia de la lectura en el proceso de formación, expansión de conocimientos, para el desarrollo personal y profesional de los sujetos. Los objetivos específicos buscan: comprender cómo la lectura interfiere en la formación personal y profesional del sujeto; discutir la importancia de insertar la lectura en el entorno familiar y educativo de las personas; Identificar acciones que despierten y realcen el placer de la lectura. Se trata de un estudio de caso (YIN, 2015; MINAYO, 2005) que, a través de un cuestionario, permitió analizar las respuestas de personas de diferentes niveles educativos. El marco teórico se basa en: Lajolo (1996), Cereja (2003), Petit (2006), entre otros. El análisis de contenido se realizó mediante Análisis Textual Discursivo - ATD (LIMA, 2019) y se organizó en cuatro categorías de análisis: CAT1 - Importancia de la lectura en la vida personal; CAT2 - Importancia de la lectura en la vida profesional; CAT3 - Importancia de las acciones y estímulos para la lectura; CAT4 - Importancia del acceso a los libros. Se pudo concluir que posibilitar que todos tengan contacto con libros, producciones textuales y otras formas de incentivar la lectura es permitirles, desde temprana edad, tener la oportunidad de ingresar al mundo alfabetizado, de los códigos. Considerando que el hábito de la lectura no solo enseña a descifrar estos códigos, sino que también influye en el desarrollo de habilidades y habilidades del ser humano, siendo capaz de producir nuevos conocimientos, mejorar el razonamiento lógico, ayudar en la expansión del vocabulario, la creatividad, incentivar la escritura y el habla. habilidades, además de permitir que el sujeto se comunique con precisión y sabiduría.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARCIA BACCO DE FREITAS.pdfMarcia Bacco de Freitas 2021458.34 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???