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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Sentir o clima, aprender com a floresta e acessar o mundo: como a acessibilidade comunicativa pode contribuir para eliminar barreiras informativas do telejornalismo para pessoas com deficiência
Autor(es): Olegário, Micael dos Santos
Primeiro Orientador: Bonito, Marco Antonio
1° Membro da banca: Thier, Roberta Roos
2° Membro da banca: Berni, Felipe Collar
3° Membro da banca: Andrades, Caroline Fonseca
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação os processos de produção do programa “Boas Práticas Escolares”, da TV Cultura, analisados à luz da teoria das mediações (Martín-Barbero, 2006) com relação às questões de Acessibilidade Comunicativa (Bonito, 2015) e Cidadania Comunicativa (Mata, 2006). Ainda que a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) assegurem o direito à informação e comunicação para todas as pessoas, independente de suas diversidades, identificou-se, por meio de pesquisa exploratória, uma deficiência da maioria das mídias telejornalísticas em implementar a Acessibilidade Comunicativa como prática em suas rotinas de produção. Diante deste contexto, a pesquisa partiu do seguinte problema: “de que maneira os processos comunicacionais jornalísticos, empregados no telejornalismo da TV Cultura, contribuem para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, em virtude da inclusão e cidadania das pessoas com deficiência no que tange à Acessibilidade Comunicativa?”. A escolha da TV Cultura levou em consideração a qualidade do telejornalismo público produzido pela emissora (Silva, 2020) e o pioneirismo com a criação do Núcleo de Acessibilidade, batizado de FLICTS. Como metodologia, após a pesquisa exploratória, seguiram-se as etapas de revisão bibliográfica dos principais trabalhos relacionados ao tema; pesquisa teórica e seleção de obras de referência e pesquisa da pesquisa com vistas a compreender outras abordagens metodológicas do tema. Em seguida, foram realizadas entrevistas em profundidade (Duarte, 2005) com jornalistas e profissionais responsáveis pela acessibilidade do “Boas Práticas Escolares”. Como resultados, identificou-se a dificuldade de implementação da Acessibilidade Comunicativa como parte das narrativas jornalísticas desde a pré-produção até a pós-produção, causada muitas vezes pelo desconhecimento técnico de jornalistas sobre a temática. Também foi possível perceber que a sensibilidade social, mediadora da tecnicidade e das rotinas de produção, junto das trocas culturais entre os profissionais, são elementos que potencializam a prática do jornalismo com Acessibilidade Comunicativa que leva à cidadania Comunicativa das pessoas com deficiência.
Abstract: The object of this research was the production processes of the TV Cultura program "Boas Práticas Escolares" (Good School Practices), analyzed in the light of the theory of mediations (Martín-Barbero, 2006) in relation to the issues of Communicative Accessibility (Bonito, 2015) and Communicative Citizenship (Mata, 2006). Although the Brazilian Inclusion Law (Lei Brasileira de Inclusão - LBI) and the Universal Declaration of Human Rights (Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH) guarantee the right to information and communication for all people, regardless of their diversity, exploratory research identified a deficiency on the part of the majority of TV news media in implementing Communicative Accessibility as a practice in their production routines. Given this context, the research was based on the following problem: "How do the journalistic communication processes used in TV Cultura's telejournalism contribute to achieving the sustainable development goals of the 2030 Agenda, due to the inclusion and citizenship of people with disabilities in terms of Communicative Accessibility?". The choice of TV Cultura took into account the quality of the public telejournalism produced by the broadcaster (Silva, 2020) and the pioneering spirit with the creation of the Accessibility Center, called FLICTS. The methodology followed the exploratory research with a bibliographical review of the main works related to the topic; theoretical research and selection of reference works; and research to understand other methodological approaches to the subject. In-depth interviews (Duarte, 2005) were then carried out with journalists and professionals responsible for the accessibility of "Good School Practices". The results identified the difficulty of implementing Communicative Accessibility as part of journalistic narratives from pre-production to post-production, often caused by journalists' lack of technical knowledge on the subject. It was also possible to see that social sensitivity, which mediates technicality and production routines, together with cultural exchanges between professionals, are elements that enhance the practice of journalism with Communicative Accessibility that leads to the Communicative citizenship of people with disabilities.
metadata.dc.subject: Comunicação
Projeto de acessibilidade
Telejornalismo
TV Cultura de São Paulo
Cidadania
Desenvolvimento Sustentável
Communication
Accessibility design
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: OLEGÁRIO, Micael dos Santos. Sentir o clima, aprender com a floresta e acessar o mundo: como a acessibilidade comunicativa pode contribuir para eliminar barreiras informativas do telejornalismo para pessoas com deficiência. 2023. 75 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8792
metadata.dc.date.issued: 5-Dec-2023
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