Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8696
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Relação entre sintomas depressivos e inclusão do adolescente nas estratégias de ajuda na aprendizagem no contexto escolar
Autor(es): Pedroso , Gilvana Nogueira
Primeiro Orientador: Lima, Verônica Rodrigues de
1° Membro da banca: Lima, Verônica Rodrigues de
2° Membro da banca: Acosta, Vanessa David
3° Membro da banca: Pinheiro, Quelen Pereira
Resumo: Os sintomas da depressão, podem ser observados como uma representação das tensões que se geram por configurações subjetivas. Esses sintomas se justificam por si mesmas, e são conceituadas como conflitos de ordem psicossocial, que se tornam cada vez mais frequente na sociedade atual, atingindo inclusive crianças e adolescentes. O objetivo geral do trabalho é analisar a relação entre os sintomas da depressão e o uso de estratégias de aprendizagem nos alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa de literatura. A partir disso, para a seleção dos artigos nas bases de dados SCIELO e Google Scholar, os artigos foram avaliados por meio de leitura na íntegra dos artigos que responderam aos seguintes critérios de inclusão: artigos com a temática relacionada a segurança das escrituras públicas, artigos completos disponíveis na íntegra em idioma português ou inglês e abranger os Descritores: “depressão”, “adolescência”, “ensino”, “inclusão”. Com políticas e iniciativas buscando mudar as questões de saúde mental o sucesso futuro destes estudantes será possível através dos esforços de colaboração de todos os interessados e do seu empenho no desenvolvimento e implementação de programas de saúde mental na escola.
Resumen : The symptoms of depression can be observed as a representation of the tensions that are generated by subjective configurations. These symptoms are justified by themselves, and are conceptualized as psychosocial conflicts, which are becoming more and more frequent in today's society, even affecting children and adolescents. The general objective of this work is to analyze the relationship between the symptoms of depression and the use of learning strategies in students in the final years of elementary school and high school. The research was characterized as a descriptive study, of the integrative literature review type. For the selection of articles in the SCIELO and Google Scholar databases, the articles were evaluated by reading the full text of the articles that met the following inclusion criteria: articles with a theme related to the safety of public scriptures, full text articles available in Portuguese or English and covering the descriptors: "depression", "adolescence", "teaching", "inclusion". With policies and initiatives seeking to change mental health issues the future success of these students will be possible through the collaborative efforts of all stakeholders and their commitment to the development and implementation of school mental health programs.
Palabras clave : Depressão
Adolescentes
Escola
Depression
Adolescents
School
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : PEDROSO, Gilvana Nogueira. Relação entre sintomas depressivos e inclusão do adolescente nas estratégias de ajuda na aprendizagem no contexto escolar. 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8696
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GILVANA NOGUEIRA PEDROSO.pdfGilvana Nogueira Pedroso 2021247.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.