Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Vargas, Ketrin Diovana Alves Rodrigues
Primeiro Orientador: Silva, João Pablo Silva da
Coorientador: Finger, Alice Fonseca
Resumo: O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com foco nas estratégias de ensino e suas aplicações no contextos da lógica matemática a partir do pensamento computacional. O objetivo da revisão é descobrir: quais estratégias são aplicadas no ensino de lógica matemática; como são desenvolvidos e abordados estes conteúdos; como o pensamento computacional contribui no desenvolvimento intelectual. A partir dos estudos retornados, foi possível identificar estratégias classificadas como plugadas e desplugadas, nas quais resolução de problemas são abordados para o ensino de lógica. Por fim, competências e habilidades dos estudantes são aperfeiçoadas, além de aumentar a motivação com o uso do pensamento computacional. Palavras-chaves: revisão sistemática; pensamento computacional; lógica matemática.
Abstract: This work presents a systematic review of the literature focusing on teaching strategies in the context of Mathematical Logic from Computational Thinking. The objective of the review is to discover which strategies are applied in the teaching of Mathematical Logic, how these contents are developed and approached, and how Computational Thinking contributes to intellectual deve-lopment. The returned studies made it possible to identify strategies classified as plugged and unplugged, in which problem-solving is used for teaching. Fi-nally, students’ skills are improved, increasing motivation with Computational Thinking Palavras-chave em língua estrangeira: systematic review; computational thinking; mathematical logic.
Palavras-chave: Revisão sistemática
Pensamento computacional
Lógica matemática
Systematic review
Computational thinkin
Mathematical logic
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: VARGAS, Ketrin Diovana Alves Rodrigues; SILVA, João Pablo Silva da; FINGER, Alice Fonseca. Estratégias para o Ensino de Lógica Matemática com Pensamento Computacional: uma revisão sistemática da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 1391-1403. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225243
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8553
Data do documento: 4-Jul-2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Informações básicas - Artigo cientifico publicado - Ketrin Diovana Alves Rodrigues Vargas - 2023.pdf55.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.