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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : “Empezar desde fin”: consumo de experiência nostálgica do fandom do RBD no Reboot de Rebelde Netflix
Otros títulos : Empezar desde fin: consumo de experiência nostálgica do fandom do RBD no Reboot de Rebelde Netflix
Autor(es): Sousa, Paloma Ferreira de
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Coutinho, Renata Patricia Corrêa
2° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como ocorre a recepção do fandom brasileiro do RBD em relação ao consumo de experiência nostálgico no Reboot do Rebelde da Netflix. Essa reflexão busca relacionar as definições de nostalgia e consumo de experiência no contexto de produções audiovisuais de streaming; conectar a série Rebelde Netflix com o consumo da cultura pop e do entretenimento musical; identificar os elementos nostálgicos que potencializam a experiência de continuidade da narrativa de Rebelde, por parte dos fãs do RBD; e, por último, entender os significados e importância atribuídos ao Reboot de Rebelde Netflix pelo fandom do RBD. Neste viés, propomos discussões e relações teóricas com autores como Barbosa e Campbell (2006); Rocha (2006); Douglas e Isherwood (2004) que conceituam as relações de identidade e consumo na sociedade. Para compreendermos a experiência de consumo do indivíduo e sobre o comportamento do fandom, nos debruçamos nos estudos de Bondía (2002); França (2016); Pereira, Siciliano e Rocha (2015) e Samara e Morsch (2005). Já em relação à nostalgia que uma produção audiovisual pode proporcionar ao telespectador, nos baseamos nos conceitos de nostalgia do Pickering e Keightley (2020) e Cava (2014); memória, a partir de Bosi (2003) e em Martin (2005) para o audiovisual. Sobre o formato de Remake, Reboot de Rebelde, o contexto da cultura pop, que telenovela se insere e o fandom RBDmaniaco, dialogamos com as obras de Castelano e Meimaridis (2017); Becko e Amaral (2020) e Souza e Martins (2012). Como metodologia trabalhamos com a divisão em três etapas, a primeira destinada à pesquisa bibliográfica; a segunda voltada a realização do formulário de recrutamento e seleção dos entrevistados e, por último, discussão com os fãs, através do grupo focal (COSTA, 2010). O corpus de pesquisa foi constituído por fãs do RBD que acompanharam a telenovela Rebelde (2004), que tenham assistido a série Rebelde Netflix completa e identificaram algum elemento nostálgico ou referência ao RBD durante a série. Este perfil de fãs, participa de grupos nas redes sociais, como no Facebook “Portal RBD”; “RBD Forever”; “Rebelde Netflix Brasil” e no Whatsapp “Equipe: Divulgadores”. A partir das pesquisas realizadas foi possível compreender Rebelde, ao mesmo tempo que é telenovela do passado, é considerada também como uma marca do presente, na vida do fã. A franquia, em seus diferentes pontos de contato - músicas, telenovela, séries e produtos - se constitui de espaços de revisitação de lembranças, que tem o potencial de despertar as memórias de infância individuais ou coletivas no público que a consome. Rebelde Netflix (2022) especificamente, permitiu uma experiência de consumo nostálgico positiva no fandom, a mesma é vista como uma valorização do legado do RBD, também é caracterizada como uma catalisadora de panfletagem da franquia Rebelde, para os outros públicos, que ainda não a conhecem. Em síntese, os respondentes sentiram diferentes níveis de nostalgia ao assistirem Rebelde, devido à recepção e suas experiências pessoais. A nostalgia foi despertada pela presença da: essência de Rebelde; aos elementos de linguagem como músicas, figurinos e personagens; ao formato Reboot que conecta ambas versões de Rebelde e principalmente ao retorno de visibilidade que a Netflix possibilita ao Rebelde (2004) e aos ex-integrantes do RBD. Para os RBDmaniacos, Rebelde Netflix, representa uma projeção de memórias e uma passagem de volta ao passado, que valoriza e mantém vivo a trajetória do RBD.
Resumen: El presente trabajo tiene como principal objetivo comprender cómo se produce la recepción del fandom brasileño de RBD en relación al consumo de experiencia nostálgica en Reboot do Rebelde en Netflix. Esta reflexión busca relacionar las definiciones de nostalgia y consumo de experiencias en el contexto de las producciones audiovisuales en streaming; conectando la serie Rebelde de Netflix con el consumo de cultura pop y entretenimiento musical; identificar los elementos nostálgicos que potencian la experiencia de continuidad de la narrativa de Rebelde, por parte de los fans de RBD; y, finalmente, comprender los significados y la importancia que el fandom de RBD le atribuye a Reboot de Rebelde Netflix. En ese sesgo, proponemos discusiones y relaciones teóricas con autores como Barbosa y Campbell (2006); Rocha (2006); Douglas e Isherwood (2004) quienes conceptualizan la identidad y las relaciones de consumo en la sociedad. Para comprender la experiencia de consumo del individuo y el comportamiento del fandom, nos enfocamos en los estudios de Bondía (2002); Francia (2016); Pereira, Siciliano y Rocha (2015) y Samara y Morsch (2005). En cuanto a la nostalgia que una producción audiovisual puede brindar al espectador, nos basamos en los conceptos de nostalgia de Pickering y Keightley (2020) y Cava (2014); memoria, de Bosi (2003) y Martín (2005) para el audiovisual. Sobre el formato de Remake, Reboot de Rebelde, el contexto de la cultura pop, en qué telenovela se inserta y el fandom de RBDmaniaco, dialogamos con las obras de Castelano y Meimaridis (2017); Becko y Amaral (2020) y Souza y Martins (2012). Como metodología se trabaja con la división en tres etapas, la primera destinada a la investigación bibliográfica; la segunda se centró en realizar el formulario de captación y selección de los encuestados y, finalmente, la discusión con los aficionados, a través del grupo focal (COSTA, 2010). El corpus de investigación estuvo conformado por fanáticos de RBD que siguieron la telenovela Rebelde (2004), que vieron la serie Rebelde Netflix completa e identificaron algún elemento nostálgico o referencia a RBD durante la serie. Este perfil de fan participa en grupos en redes sociales, como en Facebook “Portal RBD”; “RBD para siempre”; “Rebelde Netflix Brasil” y en Whatsapp “Equipe: Divulgadores”. A partir de la investigación realizada se pudo entender a Rebelde, que al mismo tiempo que es una telenovela del pasado, también es considerada como una marca del presente, en la vida del fanático. La franquicia, en sus diferentes puntos de contacto - canciones, telenovelas, series y produtos - se compone de espacios de revisita de memorias, que tienen el potencial de despertar recuerdos de infancia individuales o colectivos en el público que la consume. Rebelde Netflix (2022) específicamente, permitió una experiencia positiva de consumo nostálgico en el fandom, se ve como una apreciación del legado de RBD, también se caracteriza por ser un catalizador de la panfletería de la franquicia Rebelde, para otras audiencias, que no lo han hecho. Todavía lo he visto. En resumen, los encuestados sintieron diferentes niveles de nostalgia al ver Rebelde, debido a la recepción y sus experiencias personales. Nos despertó la nostalgia la presencia de: la esencia de Rebelde; elementos del lenguaje como la música, el vestuario y los personajes; al formato Reboot que conecta ambas versiones de Rebelde y principalmente al regreso de la visibilidad que Netflix hace posible para Rebelde (2004) y los ex integrantes de RBD. Para RBDmaniacs, Rebelde Netflix representa una proyección de recuerdos y un viaje al pasado, que valora y mantiene viva la trayectoria de RBD.
Palabras clave : Cultura e consumo
Entretenimento
Nostalgia
Fãs (Pessoas)
Rebelde (Novela de televisão : México)
Cultura y consumo
Diversión
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : SOUSA, Paloma Ferreira de. “Empezar desde fin”: consumo de experiência nostálgica do fandom do RBD no Reboot de Rebelde Netflix. 2023. 175 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7933
Fecha de publicación : 1-ene-2023
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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