Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ParecerEdu: desenvolvimento de uma ferramenta de gestão para a elaboração de parecer usando critérios de aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Igor Ademilson de
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
Resumo: As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das escolas, inclusive na gestão escolar, que pode obter com essas tecnologias um melhor desempenho em suas atividades. O benefício de se utilizar tecnologias digitais é que elas podem trazer dados significativos e apoiar a comunidade escolar em entender a sua organização e tomar decisões de maneiras mais assertivas. Este trabalho discute a participação das tecnologias na gestão escolar. Propõe desenvolver um aplicativo móvel para auxiliar os gestores escolares e professores dos anos iniciais do ensino fundamental a terem um mecanismo para acompanhar e analisar a aprendizagem de seus alunos. Busca-se resolver um problema apresentado pelos professores de duas escolas estaduais de Alegrete/RS. Para isso, utilizam-se métodos e técnicas da Engenharia de Software e da Interação Humano-computador para a elicitação de problemas e o desenvolvimento de uma solução orientada à participação do usuário. O trabalho de investigação preliminar propiciou um entendimento sobre a confecção de pareceres em uma escola. Constatou-se que a falta de dados é a principal dificuldade na hora de se elaborar o documento de parecer. Com isso, a solução proposta, denominada ParecerEdu, permite que professores, gestores e pais tenham uma nova perspectiva para o acompanhamento da evolução dos estudantes. Entre os trabalhos futuros, propõe-se o acompanhamento do uso do ParecerEdu a partir do início do ano letivo, em 2020.
Abstract: Because digital technologies are present in schools daily, including school management, they can achieve these technologies and perform better in their activities. The benefit of using digital technologies is that they can bring data and support the school community to understand its organization and make more assertive decisions. This monography discusses the participation of technologies in school management. It proposes to develop a mobile application for school managers and teachers of early years of elementary school to have a mechanism to follow and analyze the learning of their students. It seeks to solve a problem presented by teachers from two state schools. To do this, Software Engineering and Human- computer Interaction methods and techniques are integrated to troubleshoot and develop a user-driven solution. The preliminary research work provided an understanding regarding students’ assessment in a school. Lack of data was found to be the main difficulty when preparing students’ assessment document. Thus, the proposed solution, called ParecerEdu, allows teachers, managers and parents to have a new perspective to follow the evolution of students. Among future works, it is proposed to monitor the use of ParecerEdu from the beginning of the school year, in 2020.
Palavras-chave: Engenharia de software
Design participativo
Escola - Administração
Aplicativos móveis
Software engineering
Participatory design
School - Administration
Mobile applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: OLIVEIRA, Igor Ademilson de. ParecerEdu: desenvolvimento de uma ferramenta de gestão para a elaboração de parecer usando critérios de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Orientadora: Amanda Meincke Melo. 2019. 89p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7778
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igor Ademilson de Oliveira - 2019.pdf3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.