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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo dos recursos didáticos para o ensino de matemática a estudantes com TDAH
Autor(es): Lopes, Lucas Gottliebs
Primeiro Orientador: Kehler, Gabriel dos Santos
Resumo: Este estudo faz parte das pesquisas desenvolvidas no Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Linguagem, Cultura Sociedade e Educação – LinCES –, Co-coordenado pelo Orientador deste Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, no Estado do Rio Grande do Sul. Ademais, o estudo credencia-se no campo de conhecimentos das ciências humanas, especificamente, na área da educação, com o objetivo de geral de investigar quais recursos didáticos são utilizados para a aprendizagem dos alunos com TDAH. Em termos metodológicos, o estudo operou com a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011), elencando categorias a priori que foram substanciais para construir um itinerário investigativo. Para tal, foi elaborada uma pesquisa exploratória sobre a temática, visando construir uma análise qualitativa dos dados coletados. Destarte, foram encontrados oitenta e seis obras, das quais, após uma minuciosa análise, foram selecionados sete estudos. Dentre estes, observou-se abordagens que se debruçaram sobre o transtorno do déficit de atenção, juntamente com suas peculiaridades em sala de aula, com foco no ensino de matemática, assim como metodologias de ensino que impulsionaram a criação de jogos didáticos, a utilização de softwares, de sólidos manipuláveis, de jogos online e aplicativos educativos, como forma de instigar o aluno com TDAH a participar das atividades propostas. Por fim, foi possível concluir que, dentre os recursos didáticos encontrados e utilizados pelos professores da rede básica de ensino, conforme os conteúdos apreendidos nos relatos das evidências científicas, há um funcionamento satisfatório para o ensino de matemática aos alunos com TDAH, assim como para os demais alunos. Ademais, os professores ainda precisam de capacitações e familiaridade com as tecnologias educacionais, para torná-las uma aliada pedagógica, facilitando tanto para si, quanto para o aluno que possui TDAH e/ou para aqueles que simplesmente apresentam alguma dificuldade de aprender, pois a utilização apenas do modelo metodológico de aulas expositivas dialogadas já não é suficiente.
Abstract: This study is part of the researches carried out by the CNPq Group for Research and Extension Language, Culture, Society and Education - LinCES -, Co-coordinated by the advisor of this Undergraduate thesis, at the Federal University of Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, in the State of Rio Grande do Sul. Furthermore, the study is accredited in the field of knowledge of human sciences, specifically, in the area of education, with the general objective of investigating which didactic resources are used for learning of students with ADHD. In methodological terms, the study operated with the Content Analysis (CA) of Bardin (2011), listing a priori categories that were substantial to build an investigative itinerary. To this end, an exploratory research on the subject was elaborated, aiming to build a qualitative analysis of the collected data. Thus, eighty-six works were found, from which, after a thorough analysis, seven studies were selected. Among these, approaches that focused on attention deficit disorder, along with its peculiarities in the classroom, focusing on the teaching of mathematics, as well as teaching methodologies that boosted the creation of didactic games, the use of software, manipulative solids, online games and educational applications, as a way to instigate the student with ADHD to participate in the proposed activities were observed. Finally, it was possible to conclude that, among the didactic resources found and used by teachers of the basic education network, according to the contents learned in the reports of scientific evidence, there is a satisfactory functioning for the teaching of mathematics to students with ADHD, as well as for the other students. In addition, teachers still need training and familiarity with educational technologies, to make them a pedagogical ally, facilitating both for themselves and for the student who has ADHD and/or for those who simply have some difficulty in learning, as the only use of the methodological model of expository dialogued classes is no longer enough.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Recursos didáticos
TDAH
Mathematics teaching
Didactic resources
ADHD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: LOPES, Lucas Gottliebs. Estudo dos recursos didáticos para o ensino de matemática a estudantes com TDAH. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7752
Data do documento: 12-Ago-2022
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