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dc.contributor.advisor1Romio, Leugim Corteze-
dc.creatorRios, Dargel Mercio-
dc.date.accessioned2022-03-04T19:36:05Z-
dc.date.available2017-03-01-
dc.date.available2022-03-04T19:36:05Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.citationRIOS, Dargel Mercio. Estudo do conceito de taxa de variação: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6852-
dc.description.abstractThe study Calculation of Higher Education requires students, changes in relation to the study in basic education, in particular as regards the development of abstract deductive thought in basic education is usually not shown, which can contribute to high rates of failures. Whereas the student of higher education in general needs to understand the concepts related to the Rate of Change and this is working in Basic Education, the objective of this research was to analyze the textbooks of high school three schools of an inside county state of Rio Grande do Sul, in order to check how it is being presented the concept of rate of change in specific topics functions under the transitional perspective of elementary mathematical thinking to advanced. The choice of subject was due, as mentioned, the importance of understanding the concept of rate of change in high school and the implications of this concept in higher education. For this, it sought theoretical foundation in the theory of Advanced Mathematical Thinking (PMA), problematized by authors Tall (1991) Dreyfus (1991) and Gray (1999). It was adopted as a working methodology to qualitative research and document analysis of Bardin (1977). Analysis of the data provided a better understanding of how the concept of rate of change is addressed in the works of high school and has highlighted the presence of some WFP processes in the proposed activities, as well as space and time dedicated to the concept.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTaxa de Variação.pt_BR
dc.subjectPensamento Matemático Avançado.pt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticos.pt_BR
dc.subjectRate of change.pt_BR
dc.subjectAdvanced Mathematical Thinking.pt_BR
dc.subjectTextbooks Analysis.pt_BR
dc.titleEstudo do Conceito de Taxa de Variação: Análise de Coleções de Livros Didáticos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4075469267602341pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948008714853940pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.contributor.referee2Dessbesel, Renata da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO estudo do Cálculo no Ensino Superior requer, dos estudantes, mudanças em relação ao estudo na Educação Básica, em especial, no que se refere ao desenvolvimento do pensamento dedutivo abstrato que nesta etapa, geralmente, não é evidenciado, o que pode contribuir para os altos índices de reprovações. Considerando que o estudante de Ensino Superior, em geral, precisa compreender os conceitos relacionados a Taxa de Variação e este é trabalhado na Educação Básica, objetiva-se com esta pesquisa analisar os livros didáticos do Ensino Médio de três escolas de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, a fim de verificar como está sendo apresentado o conceito de taxa de variação, nos tópicos específicos de funções, sob a perspectiva de transição do pensamento matemático elementar para o avançado. A escolha do tema foi devida, conforme mencionado, a importância da compreensão do conceito de taxa de variação no Ensino Médio e as implicações deste conceito no Ensino Superior. Para isso, buscou-se fundamentação teórica na teoria do Pensamento Matemático Avançado (PMA), problematizada pelos autores Tall (1991), Dreyfus (1991) e Gray (1999). Adotou-se como metodologia de trabalho a pesquisa a qualitativa e a análise documental de Bardin (1977). A análise dos dados proporcionou uma melhor compreensão de como o conceito de taxa de variação é abordado nas obras do Ensino Médio e permitiu evidenciar a presença de alguns processos do PMA nas atividades propostas, bem como o espaço e tempo dedicados ao conceito.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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Mat 2016 Dargel M Rios.pdf1.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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