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dc.contributor.advisor1Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.creatorSantos, Gabrielle Nunes dos-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:28:48Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2022-03-04T18:28:48Z-
dc.date.issued2017-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabrielle Nunes dos. Conteúdos de álgebra linear ensinados na educação básica: uma análise de livros do ensino superior. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6825-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the referrals given by Linear Algebra books, present in the basic bibliography of Mathematics Degree courses of the Brazilian institutions of Higher Education, regarding the teaching of Linear Systems, Matrices and Determinants. The theory behind this work is that of the Semiotic Representation Registers. We also adopt assumptions of the qualitative research and the Content Analysis, having as data source two textbooks of Linear Algebra. The textbooks were chosen by analyzing the bibliographic references of Brazilian Mathematics Degree courses. Data analysis allowed us to conclude that the relations, connections and situations-problems are little explored in both books, as well as the relations of the concepts of linear systems, matrices and determinants with other areas of knowledge. None of the books addresses the use of software as a tool for the resolution of linear systems, with a view to programming the resolution methods. With regard to methods of resolution, the book that explored more methods was book B. In addition the record of semiotic representation that had more emphasis in both books was the matrix record. The cognitive transformation of conversion was verified in both books. Finally, it should be highlighted that this research can be expanded from the analysis of other textbooks of Linear Algebra present in a significant way in the basic bibliographies of Brazilian institutions of Higher Education. As well, to investigate, compare and emphasize the advantages of using each of the methods for solving linear systems, regarding the computational programming of these methods, as well as to analyze the connections between the methods studied in Linear Algebra and revisited in Calculus Numerical linking these two compulsory curricular components in the graduation in Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra Linear.pt_BR
dc.subjectRegistros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.subjectLivros-texto.pt_BR
dc.subjectFormação de Professores.pt_BR
dc.subjectLinear Algebra.pt_BR
dc.subjectRegisters of Semiotic Representation.pt_BR
dc.subjectTextbooks.pt_BR
dc.subjectTeacher Formation.pt_BR
dc.titleConteúdos de Álgebra Linear Ensinados na Educação Básica: uma Análise de Livros do Ensino Superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507294559181177pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Nehring, Cátia Maria-
dc.contributor.referee2Mariani, Rita de Cássia Pistóia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar os encaminhamentos dados por livros de Álgebra Linear, presentes na bibliografia básica dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições brasileiras de Ensino Superior, quanto ao ensino de Sistemas Lineares, Matrizes e Determinantes. A teoria que fundamentou a elaboração deste trabalho é a dos Registros de Representação Semiótica. Adota-se, também, pressupostos da pesquisa qualitativa e da Análise de Conteúdo, tendo como fonte de produção de dados dois livros-texto de Álgebra Linear. Os livros-texto foram escolhidos mediante a análise das referências bibliográficas de cursos de Licenciatura em Matemática brasileiros. A análise dos dados permitiu concluir que as relações, conexões e situações-problemas são pouco exploradas em ambos os livros, assim como, as relações dos conceitos de sistemas lineares, matrizes e determinantes com outras áreas do conhecimento. Nenhum dos livros aborda o uso de softwares como ferramenta para a resolução de sistemas lineares, tendo em vista a programação dos métodos de resolução. Com relação aos métodos de resolução, o livro que explorou mais métodos foi o livro B. Ademais o registro de representação semiótica que teve mais ênfase em ambos os livros foi o registro matricial. A transformação cognitiva de conversão foi verificada em ambos os livros. Por fim, destaca-se que esta pesquisa pode ser ampliada a partir da análise de outros livros-texto de Álgebra Linear presentes de maneira significativa nas bibliografias básicas de instituições brasileiras de Ensino Superior. Como também, investigar, comparar e salientar as vantagens de se utilizar cada um dos métodos para a resolução de sistemas lineares, no que tange a programação computacional destes métodos, bem como, analisar as ligações entre os métodos estudados em Álgebra Linear e revisitados no Cálculo Numérico atrelando estes dois componentes curriculares obrigatórios na graduação em Matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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Mat 2017 Gabrielle N dos Santos.pdf1.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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