Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6602
Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades de ensino interdisciplinar a partir do steam education: um desafio lançado aos licenciandos de Ciências da Natureza
Título(s) alternativo(s): Possibilities of interdisciplinary teaching from steam education: a challenge launched to the undergraduates of Natural Sciences
Autor(es): Dias, Dulcilene Barreto Ruiz
Primeiro Orientador: Marzari, Mara Regina Bonini
Coorientador: Ruppenthal, Raquel
Resumo: Face a atual realidade enfrentada pelos docentes, que precisam disputar a atenção e muitas vezes a desinformação causada pelas novas mídias, tem-se buscado instrumentos que proporcionem aulas diferenciadas que atraiam a atenção do aluno e que lhes apresentem a informação de maneira correta e inserida em sua realidade. Uma destas metodologias é a interdisciplinaridade, que torna o ensino mais dinâmico e consequentemente, mais interessante. Dentro do conceito da interdisciplinaridade tem crescido no Brasil o uso do STEAM1 education para elaboração de didáticas para o ensino de Ciências da Natureza. Este trabalho trata essa perspectiva de ensino em dois momentos: primeiro realizamos uma revisão sistemática com o objetivo de dimensionar como o STEAM education está sendo compreendido e propagado pelos professores de Ciências, além de analisar suas contribuições ao ensino de Ciências. Em um segundo momento, nos propusemos a investigar o processo de elaboração de sequências didáticas contendo atividades relacionadas ao ensino de Ciências a partir da visão do STEAM education com professores em formação, através de uma pesquisa predominantemente qualitativa, da qual participaram licenciandos presentes em diferentes semestres do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS. Cada um dos momentos é esmiuçado neste trabalho em um artigo acadêmico distinto. Para realizarmos a análise dos dados coletados tomamos como base a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Como resultados do estudo, concluímos que é possível trabalhar sob a perspectiva do STEAM education para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares para o ensino de Ciências, mas que, por enquanto, ainda dispomos de pouca compreensão, aplicabilidade e literatura sobre o assunto no Brasil, fato que exige muito estudo e dedicação daqueles que possuam interesse em contribuir com este movimento educacional.
Abstract: Given the current reality faced by teachers, who need to compete for attention and often the misinformation caused by new media, instruments have been sought that provide differentiated classes that attract the student's attention and that present them with information correctly and inserted into their reality. One of these tools is interdisciplinarity, which makes teaching more dynamic and therefore more interesting. Within the concept of interdisciplinarity, the use of STEAM2 education for the development of didactics for the teaching of Nature Sciences has grown in Brazil. This work deals with this teaching perspective in two moments: first, we carried out a literature review in order to gauge how STEAM education is being understood and propagated by Science teachers, in addition to analyzing their contributions to science education. In a second moment, we proposed to investigate the process of elaborating didactic sequences containing activities related to Science teaching from the vision of STEAM education with teachers in training, through a predominantly qualitative research, with the participation of undergraduates present in different semesters of the Nature Sciences course at the Federal University of Pampa - Campus Uruguaiana/RS. Each of these moments is explored in this work in a distinct academic article. To carry out the analysis of the collected data, we used content analysis as a basis (BARDIN, 2016). As a result of the work, we concluded that working from the perspective of STEAM education for to the development of interdisciplinary activities for the teaching of Science, but that, for now, we still have little understanding, applicability and literature on the subject in Brazil, a fact wich requires a lot of study and dedication from those who are interested in contributing to this educational movement.
Palavras-chave: Movimento educacional
STEM
Ensino de ciências
Formação inicial
Análise de conteúdo
Educational movement
Content analysis
Science teaching
Initial formation,
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: DIAS, Dulcilene Barreto Ruiz. Possibilidades de ensino interdisciplinar a partir do steam education: um desafio lançado aos licenciandos de Ciências da Natureza. 200 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6602
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DULCILENE BARRETO RUIZ DIAS.pdf5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.