Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6159
Tipo: Dissertação
Título: Educar para a paz: reflexões pedagógicas em uma escola pública do RS
Autor(es): Hax, Cristiane de Souza Amaral
Primeiro Orientador: Rocha, Jefferson Marçal da
1° Membro da banca: Rocha, Jefferson Marçal da
2° Membro da banca: Hammes, Lucio Jorge
3° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
4° Membro da banca: Salles Filho, Nei Alberto
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa-ação intervencionista. O estudo versa sobre a Cultura de Paz e o Educar para a Paz. O trabalho possibilitou o desenvolvimento de encontros reflexivos para auxiliar em uma transformação educativa no âmbito da comunidade escolar da EMEF Prof.ª Marina Vargas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores, pais e equipe diretiva da escola. Os instrumentos de coleta de dados foram pesquisa documental e entrevista. Para a avaliação da intervenção foram utilizados o diário de bordo, videogravações, observação e para análise dos dados foi utilizada a análise textual qualitativa. Os resultados apontaram duas categorias de análise: “A importância e necessidade de formação continuada tendo como foco a construção da cultura de paz visando o educar para a paz” e “Reflexões sobre os diferentes tipos de violência e conflitos”. Por fim, concluímos que a educação para a paz desenvolvida pedagogicamente, contribui de maneira eficaz para construirmos uma cultura de paz no âmbito escolar.
Abstract: This Critical-Reflective Report presents interventionist action research. The study deals with the Culture of Peace and Educating for Peace. The work enabled the development of reflective meetings to assist in an educational transformation within the EMEF school community Prof. Marina Vargas. The research was carried out with a group of teachers, parents and school management. The data collection instruments were document analysis and interviews. For the intervention evaluation, the logbook, video-recordings, observation were used, and for data analysis, qualitative textual analysis was used. The results indicated two categories of analysis: "The importance and need for continuing education focusing on building a culture of peace, aiming to educate for peace" and "Reflections on the different types of violence and conflicts". Finally, we conclude that pedagogically developed peace education effectively contributes to building a culture of peace in the school environment.
Palavras-chave: Cultura de paz
Educação
Formação
Conflitos
Culture of peace
Education
Formation
Conflicts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: HAX, Cristiane de Souza Amaral. Educar para a paz: reflexões pedagógicas em uma escola pública do RS. 142p. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6159
Data do documento: 4-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANEDESOUZAAMARALHAX2021.pdfCristiane de Souza Amaral Hax 20211.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.