Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611
Tipo: Dissertação
Título: Alternativas pedagógicas para o ensino de alunos com baixa visão: o ensino de cinemática escalar
Autor(es): Machado, Jaqueline Dos Santos Gomes
Primeiro Orientador: Bastos, Amélia Rota Borges de
Resumo: A deficiência visual é uma barreira no campo da visão determinada por dois grupos de deficiência: cegueira e a baixa visão. Diferentes recursos educacionais favorecem o processo de escolarização dos alunos com estas necessidades especiais, como, por exemplo, materiais táteis e sinestésicos. O trabalho propõe, a partir da identificação de aspectos que favorecem ou dificultam o ensino de cinemática escalar para um aluno com baixa visão, a construção de recursos alternativos ao ensino. Estes recursos foram construídos e avaliados por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O produto deste trabalho foi um guia de orientações ao professor sobre aspectos a serem considerados na produção de materiais para alunos com baixa visão, além de uma sequência didática utilizando recursos de acessibilidade.
Abstract: The visual impairment is a barrier in the field of vision determined by two groups of disability: blindness and low vision. Different educational resources promote the process of education of the students with these special needs, such as, for example, tactile materials and synesthetic. The paper proposes, from the identification of aspects that encourage or hinder the education of scalar kinematics for a student with low vision, the construction of alternative resources to education. These features have been built and evaluated through a survey of the teaching intervention type. The product of this work was a guide for the teacher guidelines on aspects to be considered in the production of materials for students with low vision, as well as a didactic sequence using accessibility features.
Palavras-chave: Ensino
Ensino de ciências
Deficiência visual
Recursos alternativos
Inclusão
Acessibilidade
Teaching
Teaching science
Visual impairment
Alternative resources
Inclusion
Accessibility
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons