Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Trajetória docente de Rubens Veiga (1929-2005): Tempo e trabalho na formação de um Músico de Bagé
Autor(es): Batista, Joicelene Rodriguês
Primeiro Orientador: Silva, Rafael Rodrigues da
1° Membro da banca: Silva, Rafael Rodrigues da
2° Membro da banca: Reck, André Müller
3° Membro da banca: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
Resumo: Este trabalho teve por objeto de estudo compreender a trajetória de vida e formação docente do professor e regente bajeense Rubens Veiga. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa e enfoque em histórias de vida. A metodologia de produção de dados teve como base a realização de oito entrevistas com familiares, ex-colegas e ex-alunos de Rubens Veiga. Também foi realizado um levantamento de documentos sobre sua vida e seu trabalho junto aos acervos pessoais da família e no Arquivo Municipal de Bagé. O referencial teórico esta voltado à perspectiva das histórias de vidas (ABREU, 2017; 2010) e saberes docentes (TARDIF, 2002). A pesquisa revela aspectos da realidade local enfrentados por Rubens Veiga e o modo como este se dispôs a buscar soluções para os mesmos. Dotado de notável versatilidade como músico, Rubens Veiga não só foi responsável por parte da educação musical de gerações de bajeenses como teve uma atuação importante para dar condições para que outros espaços de prática musical fossem criados.
Resumen : This work has the objective to understand how time and work contributed to the teacher training of Rubens Veiga (teacher and conductor that lived in Bagé, a city in the south of Brazil). The work was developed through document and (auto) biographical researchs with a qualitative approach. The data production methodology was based on nine interviews with family members, former colleagues and former students of Rubens Veiga. A survey of documents about his life and work was also carried out with the family's personal collections and in the Municipal Archive of Bagé. The theoretical framework is focused on the perspective of life stories (ABREU, 2017; 2010) and teaching knowledge (TARDIF, 2002). The research reveals aspects of the local reality faced by Rubens Veiga and the way he was willing to seek solutions for them. Endowed with remarkable versatility as a musician, Rubens Veiga was not only responsible for part of the musical education of generations of bajeenses but he also played an important role in creating conditions for other spaces for musical practice to be created.
Palabras clave : Histórias de vidas
Educação musical
Rubens Veiga
Life stories
Music education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : BATISTA, Joicelene Rodriguês. “Trajetória docente de Rubens Veiga (1929-2005): Tempo e trabalho na formação de um Músico de Bagé”. 59 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5971
Fecha de publicación : 12-may-2021
Aparece en las colecciones: Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_final___Joicelene_Rodrigues_Batista.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.