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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O efeito da orientação parental no desenvolvimento motor de bebês
Título(s) alternativo(s): The effect of parental guidance on the motor development of babies
Autor(es): Paula, Juliana Rosa de
Primeiro Orientador: Chiquetti, Eloá Maria dos Santos
Resumo: Antes que os bebês sejam capazes de explorar o ambiente por contra própria, são os pais que promovem estes estímulos. Assim, o estudo teve por objetivo analisar o impacto da orientação parental sobre estímulos para um melhor desenvolvimento motor dos bebês. Trata-se de um estudo quase-experimental, descritivo, no qual participaram 44 bebês e seus respectivos pais. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário com os dados do bebê e da mãe. Para a avaliação do desenvolvimento motor, utilizou-se a Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Após a avaliação, os pais foram informados quanto ao resultado do desenvolvimento motor de seu bebê, e orientados quanto aos estímulos a serem realizados diariamente. Os pais receberam um folder com todas as orientações. Após uma média de 2 meses os bebês eram reavaliados. A análise dos dados foi realizada no programa SPSS (versão 20.0). Para investigação do tamanho do efeito, foi calculado o eta parcial quadrado. Nos resultados observamos que 61,4% dos bebês da amostra eram do sexo masculino, com idade média de 3,25±1,86 meses. Na primeira avaliação, 63,6% dos bebês apresentaram, suspeita de atraso do desenvolvimento motor, e na segunda avaliação 72,7% dos bebês se encontraram na categoria de “desenvolvimento típico”. O tamanho de efeito do escore bruto entre a primeira e segunda avaliação foi de 0,742. Orientação parental mostrou-se eficiente na promoção de um bom desenvolvimento motor dos bebês na faixa etária estudada.
Abstract: Before babies are able to explore the environment on their own, it is the parents who promote these stimuli. Thus, the study aimed to analyze the impact of parental guidance on stimuli for better motor development of infants. This is a quasi-experimental, descriptive study in which 44 babies and their respective parents participated. For data collection, a questionnaire was applied with the baby and mother data. To evaluate motor development, the Alberta Infant Motor Scale (AIMS) was used. After the evaluation, the parents were informed about the result of their baby’s motor development and were instructed about the stimuli to be performed daily. Parents received a folder with all the guidelines. After an average of 2 months the babies were reevaluated. Data analysis was performed using the SPSS software (version 20,0). For investigation of the effect size, it was calculated or partial eta squared. 61,4% of the sample babies were male, with a mean age of 3,35 ± 1,86 months. In the first evaluation 63,6% of the babies showed, by AIMS evaluation, suspicion of delayed motor development, and in the second evaluation 72,7% of the babies were in the “typical development” category. The effect size of the raw score between the first and second evaluation was 0,742. Parental guidance was effective in promotion good motor development of infants in the age group studied.
Palavras-chave: Motor development
Parental guidance
Motor evaluation
Desenvolvimento motor
Orientação parental
Orientação parental
Avaliação motora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: PAULA, Juliana Rosa de. O efeito da orientação parental no desenvolvimento motor de bebês. 20 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5823
Data do documento: 2019
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