Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5319
Tipo: Dissertação
Título: Design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raça
Autor(es): Concilio , Camila de Munhos
Primeiro Orientador: Barlette, Vania Elisabeth
1° Membro da banca: Barlette, Vania Elisabeth
2° Membro da banca: Pigatto, Aline Grohe Schirmer
3° Membro da banca: Freitas , Diana Salomão de
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor o design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica, transversalizada pelo conceito de raça, voltada ao Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa é a pesquisa baseada em design (design-based research). Os princípios utilizados para o design são o uso de narrativas históricas combinando o uso da argumentação, o uso de simulações de processos biológicos através de jogos, o tema transversal raça, o trabalho colaborativo e cooperativo e a exposição dialogada. O modelo de design utilizado tem três fases: preliminar, prototipagem e avaliação. Na fase de prototipagem, fez-se o planejamento do protótipo de sequência didático-pedagógica e testes de implementação do protótipo com recolha de dados, análise e avaliação dos resultados de cada teste. Os participantes são alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas com diferentes realidades sócio educacionais da cidade de Bagé, RS. Os testes de implementação foram realizados no ano letivo de 2018. A avaliação das intervenções indicam que: (a) os alunos trazem crenças sobre a diversidade dos seres vivos que refletem a cultura em que estão inseridos; (b) a inclusão de recursos sensoriais nos simulacros de processos biológicos utilizados nas atividades pode facilitar a compreensão de noções conceituais que são importantes para o entendimento da teoria da evolução biológica; e, (c) a inserção da temática transversal raça pode contribuir de maneira importante para a formação de representações sociais não-racistas nos alunos. A avaliação da proposta de design indicou: (a) as atividades válidas tanto em sua dimensão cognitiva quanto em sua dimensão social, sendo que para a avaliação das atividades na dimensão cognitiva se verificou a frequência das respostas utilizando como critério os parâmetros científicos trazidos pela Biologia e, na dimensão social, a capacidade de elaborar justificativas coerentes às questões propostas, preferencialmente, de maneira ética e empática; (b) os princípios de design válidos para a amostra de participantes testados; (c) uma percepção positiva dos alunos acerca da proposta; e (d) ajustes na proposta podem ser feitos com novos ciclos de intervenção, avaliação e refinamentos.
Abstract: This study aims to propose the design of a didactic-pedagogical sequence on biological evolution, with a bias to the concept of race, focused on Elementary Education. Design-based research is adopted as a methodology whose guiding principles of design are the use of historical narratives with argumentation, games to simulate the biological processes, the concept of race, collaborative and cooperative work and dialogued classes. The design model used has three phases: preliminary, prototyping and evaluation. In the prototyping phase, the didactic-pedagogical sequence prototype was planned and implementation tests of this prototype were carried out, in which data collection, analysis and evaluation of results were carried out for each test. The participants are 7th grade students from two public schools with different socio-educational realities in the Bagé city, RS. The prototype implementation tests were carried out in the school year 2018. The evaluation of the interventions indicates that: (a) the students bring beliefs about the diversity of living beings that reflect the culture in which they are inserted; (b) the inclusion of sensory resources in the simulations of biological processes used in activities can facilitate the understanding of conceptual notions that are important to understanding the theory of biological evolution; and, (c) the concept of race can contribute in an important way to the formation of non-racist social representations in students. The evaluation of the proposal indicated that: (a) activities are valid in both the cognitive and social dimensions, considering the frequency of responses for the evaluation of activities in the cognitive dimension whose criteria are scientific parameters brought by Biology and, in the social dimension, the ability to develop consistent justifications for the proposed questions, preferably in an ethical and empathic way; (b) the design principles are valid for the sample of tested participants; (c) the students perceived the proposal in a positive way; and (d) adjustments can be made in the proposal design with new cycles of intervention, evaluation and refinements.
Palavras-chave: Evolução biológica
Raça
Sequência didático-pedagógica
Pesquisa baseada em design
Jogos
Ensino de ciências
Biological evolution
Race
Didactic-pedagogical sequence
Design-based research
Games
Science education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: CONCILIO, Camila Munhos de. Design de uma sequência didático-pedagógica sobre evolução biológica: um convite à reflexão sobre raça . 204 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5319
Data do documento: 26-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Camila Concilio 2020.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pro. Edu. Camila Concilio 2020 .pdf6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.