Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5062
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Métodos de aprendizagem em educação nutricional para escolares: uma revisão de literatura
Otros títulos : Methods of learning in nutritional education for schools: a literature review
Autor(es): Marques, Etyéle Bastos
Primeiro Orientador: Souza, Mauren Assis de
Resumo: A educação alimentar e nutricional é vista como uma estratégia para promoção de hábitos alimentares saudáveis e acredita-se que a escola seja um espaço apropriado para desenvolver estas ações. As estratégias pedagógicas promovidas, aliadas às experiências de vida às quais o indivíduo é exposto, desencadeiam processos como a neuroplasticidade, modificando a estrutura cerebral de quem aprende. Objetivou-se descrever métodos de educação nutricional conforme sua aprendizagem aplicada em escolares. Realizou-se uma revisão de literatura na qual foram selecionados artigos publicados entre 2010 e 2017, considerando artigos com intervenções aplicadas. Os resultados apontados após as intervenções demonstraram reações positivas, porém necessita-se a aplicação de métodos avaliativos validados, baseados em evidências científicas através de estudos da Neurociência que demonstrem a mudança e interferência efetiva na aprendizagem para cada método de educação nutricional.
Resumen : Food and nutritional education is seen as a strategy to promote healthy eating habits and it is believed that school is an appropriate space to develop these actions. The pedagogical strategies promoted, combined with the life experiences to which the individual is exposed, trigger processes such as neuroplasticity, modifying the brain structure of the learner. The objective of this study was to describe nutritional education methods according to their applied learning in schoolchildren. A literature review was conducted in which articles published between 2010 and 2017 were selected, considering articles with applied interventions. The results pointed out after the interventions showed positive reactions, however, it is necessary to apply validated evaluation methods based on scientific evidences through Neuroscience studies that demonstrate the change and effective interference in learning for each method of nutritional education.
Palabras clave : Educação e neurociência
Education and neuroscience
Educação nutricional
Escolares
Aprendizagem
Nutrition education
School Children
Learning
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação
Citación : MARQUES, Etyéle Bastos. Métodos de aprendizagem em educação nutricional para escolares: uma revisão de literatura. 17 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação.) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5062
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ETYÉLE BASTOS MARQUES.pdf311.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.