???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4919
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.creatorAlves, Mariana Oliz-
dc.date.accessioned2020-04-03T21:29:18Z-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-03T21:29:18Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationALVES, Mariana Oliz. Uma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativa . 53 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4919-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of a didactic sequence related to the Pythagorean Theorem applied to the 9th grade of Elementary School in order to seek evidence of meaningful learning. The methodology employed refers to a quantitative and qualitative approach. In quantitative terms, students’ learning gain was calculated according to Hake (2002) via a didactic sequence which resulted in a high gain of 75%. In the qualitative approach, the students’ teaching and learning process was analyzed in order to reach evidence of significant learning in relation to the Pythagorean Theorem. The application of the didactic sequence contributed significantly in the teaching and learning processo f the presented concept.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectModelagem 3D.pt_BR
dc.subjectPythagorean theorempt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject3d modelingpt_BR
dc.titleUma sequência didática do teorema de Pitágoras utilizando as tecnologias digitais visando a aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota-
dc.contributor.referee1Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.contributor.referee2Menegais, Denice Aparecida Nisxota-
dc.contributor.referee3Ferreira, Cristiano Corrêa-
dc.contributor.referee4Ferreira, Valter-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática relacionada ao Teorema de Pitágoras aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental no intuito de buscar evidências de aprendizagem significativa. A metodologia empregada refere-se a uma abordagem quanti-qualitativa. Na quantitativa, foi calculado o ganho de aprendizagem dos estudantes segundo Hake (2002) via uma sequência didática a qual obteve-se um ganho alto de 75%. Já na abordagem qualitativa, analisou-se o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com intuito de atingir evidências de uma aprendizagem significativa em relação ao Teorema de Pitágoras. A aplicação da sequência didática contribuiu de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem do conceito apresentado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC 2 Mariana.pdf1.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???