Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4850
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequência didática com a temática vulcão : uma proposta de ensino de ciências para o ensino fundamental
Autor(es): Zeidler, Anna Sanches
Primeiro Orientador: Firme, Márcia Von Frühauf
1° Membro da banca: Firme, Márcia Von Fruhauf
2° Membro da banca: Casartelli, Maria Regina de Oliveira
3° Membro da banca: Coelho, Franciele Braz de oliveira
Resumo: Esta proposta de ensino surgiu a partir do interesse da licencianda pesquisadora em atuar na área de Ciências-Química com as séries iniciais do Ensino Fundamental com atividades lúdicas e experimentais. A oportunidade surgiu através da proposta da professora regente da turma de 3º ano de trabalhar a temática vulcões. A pesquisa de abordagem qualitativa objetivou analisar a contribuição na aprendizagem de Ciências-Química no Ensino Fundamental, anos iniciais, a partir da proposição de uma sequência didática com a temática vulcão envolvendo atividades lúdicas e experimentais. A sequência didática foi aplicada em uma escola municipal, em uma turma com 25 alunos entre 8 e 10 anos de idade. Planejou-se quatro aulas, de duas horas cada, iniciando pela elaboração de cartas pelos alunos, construção de uma maquete de vulcão, identificação de suas partes e execução de experimentos envolvendo vulcões. Encerrou com a exibição vídeos que mostravam diferentes tipos de vulcões e finalizou com a escrita de cartas sobre as aulas. As informações analisadas para essa pesquisa foram às cartas, os desenhos, os relatos dos alunos e da professora regente, e os registros a licencianda pesquisadora. Conclui-se com essa pesquisa que as atividades experimentais contribuíram para a aprendizagem dos alunos sobre vulcões.
Abstract: This teaching proposal arose from the interest of the licencianda researcher in acting in the area of Sciences-Química with the initial series of Elementary School with activities lúdicas and experimental. The opportunity arose through the proposal of the teacher regent of the 3rd grade class to work on volcanoes. The research of qualitative approach aimed to analyze the contribution in the learning of Chemistry Sciences in Elementary School, initial years, from the proposition of a didactic sequence with the theme volcano involving playful and experimental activities. The didactic sequence was applied in a municipal school, in a class with 25 students between 8 and 10 years of age. Four classes, two hours each, were planned, beginning with the elaboration of letters by the students, construction of a volcano model, identification of its parts and execution of experiments involving volcanoes. He ended up with videos showing different types of volcanoes and ended with the writing of letters about the classes. The information analyzed for this research was to the letters, the drawings, the reports of the students and of the regent teacher, and the records the licensing researcher. It is concluded with this research that the experimental activities contributed to the students' learning about volcanoes.
Palavras-chave: Sequência didática
Vulcão
Química
Experimentação
Following teaching
Volcano
Chemistry
Experimentation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: ZEIDLER, Anna Sanches.Sequência didática com temática vulcão : uma proposta de ensino de ciências para o ensino fundamental. 48 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4850
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _ Anna Zeidler _ 2018.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.