Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4264
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Teste de preferência as cegas entre vinhos tintos finos nacionais e importados da variedade Cabernet Sauvignon
Autor(es): Vieira, Laura D'Avila Nogueira
Primeiro Orientador: Lisboa, Rodrigo da Silva
1° Membro da banca: Lisboa, Rodrigo da Silva
2° Membro da banca: Gabbardo, Marcos
3° Membro da banca: Costa, Vagner Brasil
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, descobrir a preferência do consumidor, entre vinhos tintos finos importados e nacionais da região da Campanha Gaúcha, revelada por meio de testes cegos de degustação. A variedade escolhida foi a Cabernet Sauvignon, que foi selecionada por conveniência, já que é o vinho tinto varietal mais consumido no Brasil, considerando as características do perfil do consumidor de vinhos finos. Os resultados revelaram a preferência dos degustadores, através da escala hedônica de cinco pontos, dentre os quatro vinhos tintos finos, do qual, dois são originados da região da Campanha Gaúcha, um da cidade de Santana do Livramento - RS e outro de Bagé- RS, os outros dois vinhos foram de origem Chilena e outro da Argentina, todos da mesma safra. Os resultados foram submetidos a uma análise de variância. A partir da escolha dos participantes da análise, conseguimos observar que o vinho brasileiro foi o que mais se destacou entre as amostras, pensa-se então, que a preferência da escolha foi apenas influenciada através da qualidade organoléptica dos vinhos de cada região. Com isso, a perspectiva de mercado de vinhos nacionais analisados é boa, basta o marketing e divulgação dos produtos ser mais explorado.
Resumen : The objective of this work is to discover the preference of the consumer, between imported and national fine red wines from the Campanha Gaúcha region revealed by blind tasting tests. The variety chosen was Cabernet Sauvignon, which was selected for convenience, since it is the most consumed varietal red wine in Brazil, considering the characteristics of the consumer profile of fine wines. The results revealed the preference of the tasters, through the hedonic scale of five points, among the four fine red wines, of which two originate from the region of the Campanha Gaúcha, one from the city of Santana do Livramento - RS and another from Bagé - RS , the other two wines were of Chilean origin and another of Argentina, all of the same harvest. The results were submitted to an analysis of variance. From the choice of the participants of the analysis, we could observe that the Brazilian wine was the one that stood out among the samples, it is thought, then, that the preference of the choice was only influenced by the organoleptic quality of the wines of each region. With this, the market perspective of national wines analyzed is good, just the marketing and dissemination of the products be more exploited.
Palabras clave : Escala hedônica
Análise de variância
Análise sensorial
Campanha Gaúcha
Hedonic scale
Analiysis of variance
Sensory analysis
Campanha Gaúcha
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : VIEIRA, Laura D'Avila Nogueira. Teste de preferência as cegas entre vinhos tintos finos nacionais e importados da variedade Cabernet Sauvignon. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em Enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4264
Fecha de publicación : 6-dic-2018
Aparece en las colecciones: Enologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Laura Vieira.pdfLaura D'Avila Nogueira Vieira 20182.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.