???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3954
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de caso
metadata.dc.title.alternative: Sustainability in the institutional development plans of higher education institutions: theory and practice in a case study
Autor(es): Souza, Jaqueline Souza de
Primeiro Orientador: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
1° Membro da banca: Alves, Ricardo Ribeiro
2° Membro da banca: Patias, Tiago Zardini
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar como a sustentabilidade está presente nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando suas dimensões, as ações e resultados, e analisar os projetos quanto a sua aplicação na teoria e prática. A pesquisa qualitativa teve como unidades de análise duas instituições que apresentam Sistema de Gestão Ambiental - SGA. A primeira etapa consistiu na coleta de dados de um estudo documental, no qual foram observadas informações sobre o PDI divulgadas nos sites das Instituições de Ensino Superior - IES e de dados primários, como entrevistas aos 14 gestores, que de forma direta trabalham/trabalharam no planejamento, execução e manutenção do PDI. Na segunda etapa procedeu-se a um estudo qualitativo por meio da técnica de análise de conteúdo, aos dados obtidos em documentos, entrevistas e observação. As principais evidências apontaram que as duas IES possuem o PDI atualizado, conforme estabelece legislação brasileira. As duas IES analisadas possuem as dimensões ambiental, econômica e social presentes no PDI. Quanto às ações desenvolvidas dentro das IES, elas são positivas. Porém, uma das IES analisada, não está completamente alinhada entre projetos e práticas, enquanto a outra, apresenta desenvolvimento entre as metas e resultados. Percebeu-se o alinhamento do planejamento estratégico com o PDI, inclusive no consenso da criação das estratégias e diretrizes. Em linhas gerais, verificou-se que a sustentabilidade vem sendo tratada no PDI de modo ainda lento, porém buscando atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação - PNE e das políticas do Ministério da Educação - MEC, com foco no ensino, pesquisa e extensão.
Abstract: This study aimed to identify how sustainability is present in the Institutional Development Plans (IDP), identifying their dimensions, actions and results, and analyze the projects regarding their application in theory and practice. The qualitative research had as units of analysis two institutions that present Environmental Management System - EMS. The first step consisted of collecting data from a documentary study, in which information about the IDP published on the Higher Education Institutions - HEI sites and on primary, such as interviews with 14 managers, who directly work / worked on the planning, execution and maintenance of the IDP. In the second stage, a qualitative study was carried out through the technique of content analysis to the data obtained, through documents, interviews and observation. The main evidences indicated that the two HEI have the updated PDI, as established by Brazilian legislation. The two HEI analyzed have the environmental, economic and social dimensions presented in the IDP, standing out as the main ones. As for the actions developed within HEIs, the results of the two are positive. However, one of the HEI analyzed is not completely aligned between projects and practices, while the other shows more development between goals and results. The alignment of strategic planning with the IDP was understood, including consensus on the creation of strategies and guidelines. In general terms, it has been verified that sustainability has been treated in the PDI in a still slow way, however seeking to meet the objectives of the National Education Plan and the policies of the Ministry of Education, with a focus on teaching, research and extension.
metadata.dc.subject: Planejamento estratégico
PDI
Sustentabilidade
Universidade
Strategic Planning
IDP
Sustainability
University
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
metadata.dc.identifier.citation: SOUZA, Jaqueline Souza de. A sustentabilidade nos planos de desenvolvimento institucional de instituições de ensino superior: teoria e prática em um estudo de caso. Dissertação apresentada ao Mestrado em Administração. Santana do Livramento: Unipampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3954
metadata.dc.date.issued: 15-Apr-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jaqueline Souza de Souza - 2019.pdf4.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???