Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O discurso de responsabilidade ambiental nos comerciais da Vale: uma análise semiológica
Autor(es): Silva, Rogelia Barbosa da
Primeiro Orientador: Thier, Roberta Roos
1° Membro da banca: Emerim, Cárlida
2° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
Resumo: O discurso de responsabilidade ambiental utilizado nas publicidades televisivas tem o objetivo de chamar a atenção dos telespectadores e influenciá-los a realizar a compra. Além disso, a publicidade tenta persuadir o consumidor agregando valores intrínsecos à marca, através de recursos lingüísticos e visuais. A discussão do tema do presente trabalho foi feita com o apoio de estudos da mídia e da sociedade de consumo, da publicidade televisiva e do apelo de responsabilidade ambiental. O corpus da pesquisa é o estudo dos VT‟s de 30” da mineradora Vale, veiculados em 2009 no Brasil. Esta empresa utiliza discursos de responsabilidade ambiental na maioria de suas campanhas comunicando projetos e ações, assim como chama atenção da sociedade para temas ambientais. Para analisar esses VT‟s, a pesquisa baseou-se na semiologia de linha européia, visando encontrar as estratégias e marcas discursivas deixadas no texto verbal, escrito e imagético como mecanismos de persuasão e construção do discurso.
Abstract: This work analyzes the discourse of environmental liability used in television commercials, because advertising aiME to draw viewer`s attention and to influence them on what is being said is true, persuading them and adding intrinsic values to the brand using linguistic and visual resources. Concerning the issue it was made a study of the media and society`s current consumption, television advertising and the call for environmental responsibility in the advertising spot. The corpus of the research is a study case of 30” VT`s of Vale mining company, broadcasted in 2009 in Brazil, a company that often uses discourse of environmental liability in their campaigns communicating projects and actions, the same way that draws the attention of society to environmental issues. In order to analize these VT`s, this resarch based itself on the semiotics of European line, aiming to find the strategies and discursive brands left on the verbal, written and imagery text as mechanisME of pesruasion and construction of the discourse.
Palavras-chave: Publicidade
Televisão
Semiótica
Análise do discurso
Responsabilidade ambiental
Companhia Vale do Rio Doce
Publicity
Semiotics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: SILVA, Rogelia Barbosa da. O discurso de responsabilidade ambiental nos comerciais da Vale: uma análise semiológica. 2010. 77p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3316
Data do documento: 15-Jul-2010
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGELIA BARBOSA DA SILVA 2010.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.