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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha
Autor(es): Obes, Graciela de Oliveira
Primeiro Orientador: Borges, Gustavo da Rosa
2° Membro da banca: Lisboa , Rodrigo da Silva
3° Membro da banca: Marcon, Ângela Rossi
Resumo: Enoturismo é uma prática que vem sendo adotada por muitas vinícola, entretanto, poucos estudos buscaram verificar as motivações que levam as pessoas a praticar o Enoturismo. No Brasil, algumas regiões se destacam pela produção de vinhos, incluindo a região da Campanha Gaúcha, na qual, adotando esta prática, sendo de grande relevância para região melhor explorar as atividades do Enoturismo. Mediante esta importância temática e regional, o presente trabalho busca identificar quais são as principais motivações que fazem com que as pessoas pratiquem o Enoturismo. Como também, verificar o consumo médio de vinhos da população, analisar se existem diferenças significativas em relação as motivações das pessoas que já praticaram o Enoturismo e as que ainda não praticaram e descobrir se as motivações pesquisadas podem serem reagrupadas em novas dimensões. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e quantitativa, no qual, os dados foram obtidos através de um questionário que foi elaborado na plataforma do Google Forms. E para a discussão dos resultados, foram aplicadas duas técnicas, Análise Fatorial Exploratória e Teste-T. Os resultados indicaram que as principais motivações que levam as pessoas a praticarem o Enoturismo é o fato de poderem conhecer novos lugares e terem a oportunidade de acompanhar a elaboração dos vinhos. Outros resultados são apresentados e discutidos.
Abstract: Wine tourism is a practice that has been adopted by many wineries, however, few studies have sought to verify the motivations that lead people to practice wine tourism. In Brazil, some regions stand out for the production of wines, including the region of the Campanha Gaúcha, in which, adopting this practice, it is of great relevance for the region to better explore the activities of Wine Tourism. Through this thematic and regional importance, the present work seeks to identify which are the main motivations that cause people to practice Enotourism. As well as verifying the average consumption of wines of the population, analyze if there are significant differences in relation to the motivations of those who have already practiced wine tourism and those who have not yet practiced and to discover if the motivations researched can be regrouped in new dimensions. The research carried out is of the descriptive and quantitative type, in which the data were obtained through a questionnaire that was elaborated in the Google Forms platform. And for the discussion of the results, two techniques were applied: Exploratory Factor Analysis and T-Test. The results indicated that the main motivations that lead people to practice wine tourism is the fact that they can know new places and have the opportunity to follow the elaboration of wines. Other results are presented and discussed
Palavras-chave: Enoturismo
Vinícolas
Campanha gaúcha
Gaucho campaign
Wine tourism
Wineries
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: OBES, Graciela de Oliveira. Motivações que influenciam a busca pelo enoturismo na campanha gaúcha. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em enologia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2826
Data do documento: 27-Nov-2017
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