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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação patrimonial como tema transversal: uma experiência no município de Itaqui
Autor(es): Moro, Taciane Neres
Primeiro Orientador: Colvero, Ronaldo Bernardino
1° Membro da banca: Paniágua, Edson Romário Monteiro
2° Membro da banca: Vidal, Viviane Margareth Pouey
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos, fortalecer a identidade indígena da região e promover a visibilidade do patrimônio arqueológico correspondente dos povos Charrua, Minuano e Guarani do município de Itaqui, localizado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, através da Educação Patrimonial, aplicada nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Silveira (9º ano) e o Colégio Estadual São Patrício (2º ano do ensino médio) no ano de 2017. Para viabilizar tais objetivos, percorremos o seguinte caminho, o trabalho de desenvolveu inicialmente com levantamento e analise da bibliografia sobre essas etnias, desde o momento em que ocuparam o território da fronteira oeste até o processo da colonização espanhola e posteriormente portuguesa. A seguir foram abordados os conceitos de Educação Patrimonial e sua relação e importância para percepção e valorização da cultura indígena e da história local. A partir desse arcabouço teórico possibilitou substratos para realização de três oficinas nas duas escolas mencionadas, onde os elementos teóricos e práticos de relacionam, viabilizando a Educação Patrimonial e o dever de ser uma prática constante para a conscientização possa ser internalizada e vivenciada.
Abstract: The purpose of this Course Completion Work is to strengthen the indigenous identity of the region and promote the visibility of the corresponding archaeological heritage of the Charrua, Minuano and Guarani peoples of Itaqui municipality, located in the western border of the state of Rio Grande do Sul, through (Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Silveira (9th grade) and the São Patrício State College (2nd year of high school) in 2017. In order to achieve these objectives, we developed initially with a survey and analysis of the bibliography on these ethnic groups, from the time they occupied the territory of the western border until the process of Spanish colonization and later Portuguese. Next, the concepts of Heritage Education and their relation and importance for the perception and valorization of the indigenous culture and the local history were approached. Based on this theoretical framework, it was possible to create substrates for three workshops in the two mentioned schools, where the theoretical and practical elements of relation, enabling the Patrimonial Education and the duty to be a constant practice for the awareness can be internalized and experienced.
Palavras-chave: Educação
Patrimônio cultural
Antropologia educacional
Itaqui (RS)
Índios Charrua
Índios Minuano
Índios Guarani
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: MORO, Taciane Neres. A educação patrimonial como tema transversal: uma experiência no município de Itaqui. 2017. 54p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2705
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

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