Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10073
Tipo: Dissertação
Título : Barreiras e facilitadores do ensino de dança no contexto escolar a partir da percepção dos docentes
Otros títulos : Barriers and facilitators of dance teaching in the school context from teachers’ perception
Autor(es): Padilha, Vitória Hamdan
Primeiro Orientador: Lara, Simone
Resumo: A pesquisa investigou como ocorre o ensino da dança em escolas municipais de ensino fundamental em Uruguaiana-RS, considerando barreiras e facilitadores. O estudo incluiu uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular e entrevistas com professores de educação física e artes. As principais barreiras identificadas foram a falta de formação continuada, resistência dos alunos e insuficiência de recursos materiais. Os facilitadores incluíram incentivo à formação continuada, apoio da gestão escolar e maior disponibilidade de recursos. Os resultados destacam a necessidade de fomentar ações formativas para superar essas barreiras.
Resumen : The research investigated how dance teaching occurs in municipal elementary schools in Uruguaiana-RS, considering barriers and facilitators. The study included a documentary analysis of the National Common Curricular Base and interviews with physical education and arts teachers. The main barriers identified were lack of continued training, student resistance, and insufficient material resources. Facilitators included encouragement for continued training, support from school management, and greater availability of resources. The results highlight the need to promote training actions to overcome these barriers.
Palabras clave : School health
Teaching
Ensino
Dance
Dança
Saúde escolar
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : PADILHA, Vitória Hamdan. Barreiras e Facilitadores do Ensino de dança no contexto escolar a partir da percepção dos docentes. 57 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10073
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VITORIA HAMDAN PADILHA.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.