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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Políticas públicas de inclusão digital na educação: um método para implementação no município de São Borja/RS
Autor(es): Medeiros, Mateus Silva de
Primeiro Orientador: Martins, Tiago Costa
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
3° Membro da banca: Correa, Claiton Marques
Resumo: A exclusão digital tem se apresentado como um problema público de grande relevância para a sociedade. Diante da relevância do problema, e ao considerá-lo dentro do contexto educacional, o Estado tem criado mecanismos para o seu enfrentamento. Esses mecanismos, sob a forma de políticas públicas, buscam a inclusão digital nas escolas. Ao longo dos anos é possível observar a publicação de programas e políticas com este objetivo. Entretanto, pesquisas indicam que o problema ainda persiste. Dessa maneira, é necessária a realização de trabalhos que analisem as suas causas e, principalmente, contribuam para a sua solução. A problemática da pesquisa se refere a como aprimorar o processo de implementação das políticas públicas de inclusão digital nas escolas municipais de ensino fundamental de São Borja/RS. Para atingir o objetivo proposto, foi necessário compreender o estado da arte sobre as políticas públicas para inclusão digital e universalização da internet nas escolas públicas, e analisar a realidade atual de escolas públicas municipais de São Borja. O objetivo geral da pesquisa, que se trata da proposição de um método que aprimore o processo de implementação das políticas públicas de inclusão digital nas escolas municipais de ensino fundamental de São Borja/RS, foi sustentado pelo método design science research (DSR). A partir do método DSR, fundamentado na design science, ou ciência do projeto, a pesquisa trabalha no sentido de propor e desenvolver um artefato com o objetivo de solucionar, satisfatoriamente, o problema apresentado. Para a definição do problema, são utilizadas a pesquisa bibliográfica e a observação direta. A pesquisa bibliográfica e documental são utilizadas, com apoio da literatura cinzenta e análise ambiental, para realizar a identificação de artefatos. Estas etapas iniciais subsidiam o processo criativo de proposição do artefato por meio da abordagem abdutiva. Após a proposição, o trabalho descreve o desenvolvimento e avaliação do artefato. Com a validação dos ciclos do design e da relevância, o trabalho cumpre seu objetivo, servindo de referência para outras pesquisas e análises, e, ao disponibilizar o artefato para o município, contribui com o aprimoramento do processo de implementação local das políticas públicas de inclusão digital nas escolas.
Abstract: Digital exclusion has emerged as a public problem of great relevance to society. Given the relevance of the problem, and when considering it within the educational context, the State has created mechanisms to combat it. These mechanisms, in the form of public policies, seek digital inclusion in schools. Over the years it is possible to observe the publication of programs and policies with this objective. However, researches indicates that the problem still persists. Therefore, it is necessary to carry out work that analyzes its causes and, mainly, contributes to its solution. The research problem refers to how to improve the process of public policies implementation for digital inclusion in municipal elementary schools in São Borja/RS. To achieve the proposed objective, it was necessary to understand the state of the art on public policies for digital inclusion and universalization of the internet in public schools, and analyze the current reality of municipal public schools in São Borja. The general objective of the research, which is to propose a method that improves the process of public policies implementation for digital inclusion in municipal elementary schools in São Borja/RS, was supported by the design science research (DSR) method. Using the DSR method, based on design science, the research works to propose and develop an artifact with the aim of satisfactorily solving the problem presented. To define the problem, bibliographical research and direct observation are used. Bibliographic and documentary research are used, with support from grey literature and environmental analysis, to identify artifacts. These initial steps support the creative process of proposing the artifact through the abductive approach. After the proposition, the work describes the development and evaluation of the artifact. With the validation of the design and relevance cycles, the work fulfills its objective, serving as a reference for other research and analysis, and, by making the artifact available to the municipality, it contributes to the improvement of the process of local implementation of public policies for digital inclusion in schools.
metadata.dc.subject: Inclusão digital
Educação
Política Pública
Escolas
Design Science Research
Digital inclusion
Education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: MEDEIROS, Mateus Silva de. Políticas públicas de inclusão digital na educação: um método para implementação no município de São Borja/RS. 2024. 127 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9550
metadata.dc.date.issued: 19-Jul-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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Mateus Silva de Medeiros 2024.pdf4.49 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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