Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9509
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Planejamento estratégico para o desenvolvimento da implementação de franquias de micro e pequenas empresas
Autor(es): Mendes, Matheus Maydana
Primeiro Orientador: Albano, Cláudio Sonáglio
1° Membro da banca: Albano, Cláudio Sonáglio
2° Membro da banca: Silveira, Marcello Recart da
3° Membro da banca: Palmeira, Eduardo Mauch
Resumo: As micro e pequenas empresas são entidades empresariais que se enquadram em categorias específicas de porte, levando em consideração critérios como faturamento anual, número de empregados e a atividade econômica exercida, enquanto compreende-se o planejamento estratégico como um processo de gestão utilizado para conceber um plano direcionado à consecução de objetivos e metas, permitindo criar uma visão de médio e longo prazo para a empresa. Nesse sentido, a franquia é uma estratégia empregada na gestão empresarial, em que busca estabelecer um sistema de licenciamento no qual o franqueador confere ao franqueado o privilégio de usufruir da sua marca registrada. O presente estudo tem como objetivo propor um framework de ações estratégicas para que micro e pequenas empresas implementem franquias. A pesquisa foi realizada através de uma revisão de literatura e um estudo de caso, em que se entrevistou os proprietários da empresa JCBox Crosstraining, localizada no município de Bagé, RS. Os resultados obtidos demonstraram que através da aplicação das ferramentas de planejamento estratégico, Análise SWOT, Fator de 5 pontos, Matriz BCG e 5 Forças de Porter demonstraram que a empresa necessita aplicar algumas melhorias, no entanto, diversos fatores apontam para a capacidade da mesma se tornar uma franqueadora em breve. Com isso, conclui-se que as ferramentas propostas podem subsidiar a decisão de uma micro ou pequena empresa em tornar-se uma franqueadora.
Resumen : Micro and small enterprises are business entities that fall into specific size categories, considering criteria such as annual revenue, number of employees, and the economic activity performed. Strategic planning is understood as a management process used to devise a plan aimed at achieving objectives and goals, allowing the creation of a medium and long-term vision for the company. In this context, franchising is a strategy employed in business management, in which a licensing system is established where the franchisor grants the franchisee the privilege of using their registered trademark. This study aims to propose a framework of strategic actions for micro and small enterprises to implement franchises. The research was conducted through a literature review and a case study, in which the owners of the company JCBox Crosstraining, located in the municipality of Bagé, RS, were interviewed. The results obtained demonstrated that through the application of strategic planning tools, SWOT Analysis, 5-Point Factor, BCG Matrix, and Porter's 5 Forces, the company needs to apply some improvements. However, several factors point to its capability of becoming a franchisor soon. Therefore, it is concluded that when a company's elements converge and are aligned, the company becomes more conducive to growth.
Palabras clave : Micro e pequena empresa
Planejamento Estratégico
Sistema de Franquias
Micro and small businesses
Strategic planning
Franchise system
Strategy tools
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : MENDES, Matheus Maydana. Planejamento estratégico para o desenvolvimento da implementação de franquias de micro e pequenas empresas. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9509
Fecha de publicación : 8-jul-2024
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MATHEUS_ptcc_vfinal_22julho_2024.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.