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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A feminização na profissão docente
Autor(es): Soares, Raquel Medinova Greco
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
3° Membro da banca: Campagner, Marilu Angela
Resumo: A feminização da Educação teve sua trajetória marcada por impactos sociais e econômicos. Durante muitos séculos a mulher teve papel de submissão ao homem e, ficando por muito tempo, restrita a ela a função do servir e do procriar. Autores como Priori (2009) e Freire (2011) relatam em suas obras o longo percurso que a mulher teve e tem em estar inserida em todos os campos que até então era dos homens. Rompendo barreiras, ela entra nas esferas de mão-de-obra, destacam-se na sala de aula e ainda carregando o paradigma de cuidados, ligados as responsabilidades maternais, e à desvalorização salarial por se tratar do gênero feminino. Este artigo é de cunho bibliográfico, contendo informações sobre a feminização na classe docente trazendo questões ainda pertinentes ao século XXI sobre a procura da mulher nesta profissão, desde o protótipo instituído de mulher cuidadosa e infelizmente a desigualdade salarial e social a que ainda se encontra. A busca pela identidade e seu espaço no mercado de trabalho foram resultados de uma luta das mulheres e ainda há muito que se fazer para estar equiparada em todos os campos de trabalho ainda dominado por homens. Saber fazer escolhas conscientes é o grande desafio da mulher no século XXI, desde que seja respeitada sua essência e seus limites, ou seja, escolhas que a façam estar mais inteira e plena, na vida e nas suas relações.
Abstract: The feminization of Education had its trajectory marked by social and economic impacts. For many centuries, women had a role of submission to men and, for a long time, the role of serving and procreating was restricted to them. Authors such as Priori (2009) and Freire (2011) report in their works the long journey that women have had and continue to have in being inserted in all fields that until then belonged to men. Breaking barriers, she enters the workforce, stands out in the classroom and still carries the paradigm of care, linked to maternal responsibilities, and salary devaluation because she is female. This article is of a bibliographic nature, containing information about feminization in the teaching class, bringing questions still pertinent to the 21st century about the demand for women in this profession, from the established prototype of a caring woman and unfortunately the salary and social inequality that still exists. The search for identity and its space in the job market were the result of a struggle by women and there is still a lot to be done to be equal in all fields of work that are still dominated by men. Knowing how to make conscious choices is the greatest challenge for women in the 21st century, as long as their essence and limits are respected, that is, choices that make them more whole and fulfilled, in life and in their relationships.
Palavras-chave: Feminização
Educação
Docente
Professores
Gênero
Feminization
Education
Teacher
Teachers
Gender
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SOARES, Raquel Medinova Greco. A feminização na profissão docente. 27 p. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9390
Data do documento: 4-Jul-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

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