Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9257
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Esporte Clube 14 de Julho: análise dos aspectos de atração e fidelização de sócios.
Otros títulos : Esporte Clube 14 de Julho: analysis of aspects of attracting and retaining members.
Autor(es): Berttim, Eduardo Piffero
Primeiro Orientador: Silinske, Jaqueline
1° Membro da banca: Saldanha, Gustavo Segabinazzi
2° Membro da banca: Goulart, Diogo Dorneles
Resumo: O estudo tem como objetivo principal analisar e desenvolver estratégias para atrair e fidelizar sócios do Esporte Clube 14 de Julho, de Santana do Livramento, visando desenvolver o seu quadro social. A escolha da unidade de análise levou em consideração a disponibilidade do clube e a localização geográfica da cidade em que o clube está instalado, mediante às diferenças sociais e culturais que se percebe de uma região para outra. A divisão do estado do Rio Grande do Sul se dá em regiões funcionais estabelecidas pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do estado. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa classifica-se em descritiva, de cunho quantitativo e qualitativo. Em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados, foram utilizados questionários aplicados a 46 sócios e entrevista estruturada realizada com o presidente do Esporte Clube 14 de Julho. Quanto aos procedimentos para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise interpretativa. O estudo apresentou como limitação a negativa de alguns sócios em responder o questionário. Observou-se um percentual considerável de satisfação dos sócios em relação ao clube, porém melhorias podem ser realizadas com o intuito de zelar pelo bem estar dos sócios.
Resumen : The study's main objective is analyze and develop strategies to attract and retain members of the Esporte Clube 14 de Julho, Santana do Livramento, in order to develop the membership of it. The choice of the unit of analysis took into account the availability of the club and the geographic location of the city in which the club is installed by the social and cultural differences that can be seen from one region to another. The division of Rio Grande do Sul’s state occurs in functional regions established by the Department of Planning, State Management and Citizen Participation. As methodology, the survey consider itself descriptive, in a manner quantitative and qualitative nature. Regarding the technical procedures for data collection, questionnaires were used applied to 46 members and structured interview with the president of Esporte Clube 14 de Julho. As for the procedures for data analysis were used descriptive statistics and the interpretative analysis. The study had as limitation the denial of some partners to answer the questionnaire. There was a considerable percentage of member satisfaction in relation to the club, but improvements can be made in order to ensure the welfare of the members.
Palabras clave : Marketing
Marketing esportivo
Quadro social
Marketing
Sport marketing
Social framework
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : BERTTI, Eduardo Piffero. Esporte Clube 14 de Julho: análise dos aspectos de atração e fidelização de sócios. 56 p. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Administração) - Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9257
Fecha de publicación : 10-jul-2015
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TC_Eduardo_Piffero_Berttim.pdf644.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.