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Tipo: Dissertação
Título: Educação midiática na formação docente: estabelecendo convergências com as competências profissionais
Autor(es): Duarte, Marcelo Rodrigues Barboza
Primeiro Orientador: Ferreira , Vera Lúcia Duarte
Coorientador: Moraes, Gisele Benck de
1° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
2° Membro da banca: Moraes, Gisele Benck de
3° Membro da banca: Mateus, Julio Cesar
4° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.contributor.referee5: Volcan, Taiane de Oliveira
Resumo: O cenário midiático-tecnológico contemporâneo vem tornando-se uma preocupação cada vez mais latente nos diversos âmbitos da sociedade. Nesse sentido, o principal fator de discussão tem sido o consumo informacional em um contexto em que o ecossistema midiático é permeado pelos mecanismos de desinformação. Em meio a isso, a educação midiática surge como um caminho para estimular o pensamento crítico dos sujeitos e, assim, oportunizar relações midiáticas mais saudáveis. Porém, para incorporar a temática aos ambientes escolares, é preciso, primeiro, formar docentes capacitados para lidar com as questões midiáticas em sua prática diária. Assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar as competências midiáticas de estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de identificar as relações entre as competências midiáticas e as competências profissionais docentes. Metodologicamente, este é um estudo exploratório e de abordagem quali-quantitativa, que combina pesquisas documental e de campo, a partir de análises comparativa, de índices e de conteúdo. Os resultados apontam um panorama multifacetado das competências midiáticas entre os licenciandos. Por um lado, do ponto de vista quantitativo, os estudantes demonstram uma capacidade maior para analisar e criticar os conteúdos midiáticos que consomem, enquanto enfrentam desafios na hora identificar riscos na internet e diferenciar informações falsas. Por outro lado, qualitativamente, apesar de ressaltar certas dificuldades para lidar cotidianamente com o consumo informacional, os licenciandos reconhecem a importância de estabelecer uma relação crítica com o que consomem. Tal cenário é particularmente preocupante tendo em vista o contexto contemporâneo, no qual a habilidade para navegar de forma segura e com perspectiva crítica pelo ambiente digital é essencial. Sendo assim, esta pesquisa aponta para a necessidade de aprimoramento das políticas públicas de educação, principalmente na formação de professores, de forma a que a educação midiática e o pensamento crítico sejam, de fato, incorporados e exercitados na formação integral dos sujeitos.
Abstract: The contemporary media-technological scenario has become an increasingly salient concern in various spheres of society. In this context, the primary focus of discussion has been information consumption in the context of a media ecosystem permeated by disinformation mechanisms. In response to this, media education has emerged as a means of stimulating critical thinking among individuals, thereby fostering healthier media relations. However, in order to incorporate the theme into school environments, teachers must first be trained to deal with media issues in their daily practice. Thus, the main objective of this study is to analyze the media competencies of undergraduate students at the Federal University of Pampa (Unipampa), as well as to identify the relationships between media competencies and professional teaching competencies. Methodologically, this is an exploratory study employing a qualitative-quantitative approach, combining documentary and field research. The study is based on comparative, index, and content analysis. The results indicate a multifaceted panorama of media skills among undergraduates. On the one hand, from a quantitative perspective, the students demonstrate a greater ability to analyze and criticize the media content they consume. However, they face challenges when it comes to identifying risks on the internet and differentiating false information. Conversely, qualitatively, despite acknowledging certain challenges in navigating information consumption on a daily basis, the undergraduates recognize the importance of establishing a critical relationship with the information they consume. This scenario is particularly concerning in the contemporary context, in which the ability to navigate the digital environment safely and with a critical perspective is essential. Consequently, this research indicates the necessity for improvements in public education policies, particularly in teacher training, in order to ensure the incorporation and practice of media education and critical thinking.
Palavras-chave: Educação midiática
Formação docente
Competência profissional
Media education
Teacher training
Professional competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: DUARTE, Marcelo Rodrigues Barboza. Educação midiática na formação docente: estabelecendo convergências com as competências profissionais. 2024. 136f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9202
Data do documento: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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