???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8315
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Sartori , Paulo Henrique dos Santos-
dc.creatorGuarani, Luann Couto da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-09T18:11:09Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-09T18:11:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGUARANI, Luann Couto da Silva. A potencialidade do uso de uma pista de percurso como recurso didático na aprendizagem de Mecânica no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8315-
dc.description.abstractThis monograph has purpose to realize a research to evaluate the track toy potentiality, as didactic instrument for construction and concepts learnings related to teaching of mechanics. Experimental didactic activities were elaborated and applied, associated to the toy cars movements on a track, that have intention to provoke students concern for physics learning. The target audience were first year high school students from a public school in the state school system, located in the city of Caçapava do Sul, State of Rio Grande do Sul. The strategy of conducting the experimental activities used different simple resources for appropriation of data such as scales, tapes and timers. The work was theoretically based on Ausubel's theory of Meaningful Learning, which takes into account, in the structuring of new knowledge, the previous knowledge present in the cognitive structure of students. In general, it was found that, despite the limitations, the track, as a playful-experimental method, for teaching mechanics in high school, has potentiality in the exploration of quantities and related physical phenomena. In addition, it was realized that the students were able to infer Physical concepts pertinent to phenomena that were investigated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Mecânicapt_BR
dc.subjectRecursos Lúdicospt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAutomobilismopt_BR
dc.subjectTeaching Mechanicspt_BR
dc.subjectPlayful Resourcespt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectRacingpt_BR
dc.titleA potencialidade do uso de uma pista de percurso como recurso didático na aprendizagem de Mecânica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590748613241126pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs a realizar uma pesquisa para avaliar a potencialidade do uso de uma pista de percurso como instrumento didático para construção e aprendizagens de conceitos relacionados ao Ensino de Mecânica. Foram elaboradas e aplicadas atividades experimentais de caráter didático, relacionadas ao movimento de carrinhos de brinquedo numa pista de percurso, que visaram provocar nos estudantes o interesse pela aprendizagem de Física. O público alvo foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Caçapava do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. A estratégia de condução das atividades experimentais utilizou diferentes recursos simples para apropriação de dados como balanças, trenas e cronômetros. O trabalho fundamentou-se teoricamente na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que leva em consideração, na estruturação de novos conhecimentos, os conhecimentos prévios presentes na estrutura cognitiva dos alunos. De modo geral, constatou-se que, apesar das limitações, a pista de percurso, como método lúdico-experimental, para o ensino de Mecânica, no Ensino Médio, tem potencialidade na exploração de grandezas e fenômenos Físicos relacionados. Além disso, percebeu-se que os alunos foram capazes de inferir conceitos Físicos pertinentes aos fenômenos investigados.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luan Couto da Silva Guarani - 2019.pdf1.6 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???