???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8045
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: As manifestações da violência contra a pessoa idosa no âmbito familiar
Autor(es): Fagundes, Nicoli Nunes
Primeiro Orientador: Pedersen, Jaina Raqueli
1° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
2° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as manifestações da violência contra a pessoa idosa no âmbito familiar, bem como seu enfrentamento, a fim de ampliar os conhecimentos sobre esta temática. O tema violência contra a pessoa idosa é importante de ser discutido, pelo fato de estar presente na sociedade e manifestando-se cotidianamente, como mostram notícias e estatísticas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e o emprego da pesquisa bibliográfica para a coleta de dados, a partir de uma amostragem de artigos que foram selecionados em periódicos digitais. Para análise e interpretação deste objeto de estudo utilizou-se do método dialético- crítico, que tem as categorias centrais historicidade, totalidade e contradição, proporcionando uma compreensão crítica sobre a temática. Os resultados apontam que as principais formas de violência contra as pessoas idosas são a negligência, a violência psicológica e financeira.
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo identificar las manifestaciones de violencia contra el adulto mayor en el seno de la familia, así como la forma de enfrentarla, con el fin de ampliar los conocimientos sobre esta temática. El tema de la violencia contra los ancianos es importante de ser discutido, porque está presente en la sociedad y se manifiesta a diario, como lo muestran las noticias y las estadísticas. Optamos por una investigación cualitativa y el uso de la investigación bibliográfica para la recolección de datos, a partir de una muestra de artículos que fueron seleccionados en revistas digitales. Para el análisis e interpretación de este objeto de estudio, se utilizó el método dialéctico-crítico, que tiene las categorías centrales historicidad, totalidad y contradicción, proporcionando una comprensión crítica del tema. Los resultados indican que las principales formas de violencia contra los ancianos son la negligencia, la violencia psicológica y financiera.
metadata.dc.subject: Idosos - Maus-tratos
Idosos - Relações com a família
Violência familiar
Velhice
Famílias
Ancianos – Maltrato
Ancianos - Relaciones con la familia
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: FAGUNDES, Nicoli Nunes. As manifestações da violência contra a pessoa idosa no âmbito familiar. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8045
metadata.dc.date.issued: 6-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Nicoli Nunes Fagundes 2023.pdf525.88 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???