Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto emergencial: percepções e olhares dos discentes da Unipampa
Autor(es): Santos, Thaís dos
Primeiro Orientador: Rupp, Caroline Jaskulski
Resumo: No ano de 2019 foi detectado em Wuhan, na China, o primeiro caso de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 levando, em pouco tempo, ao aumento de casos que se espalharam rapidamente pelo mundo ocasionando, em fevereiro de 2020, uma pandemia do vírus de COVID-19. Os países afetados foram obrigados a implantar medidas para impedir o rápido avanço e a disseminação do vírus. Em março de 2020, o Ministério da Educação (MEC) autorizou que as aulas presenciais fossem substituídas por aulas mediadas através de tecnologias digitais criando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse contexto, diversas universidades optaram pelo ERE, sendo que o inicio do ERE na UNIPMAPA ocorreu somente em setembro de 2020. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho é entender as percepções e olhares dos discentes da UNIPAMPA a respeito do Ensino Remoto Emergencial. Como metodologia, construímos um questionário composto por trinta e uma questões utilizando o Google Forms com o intuito de verificar as percepções e olhares dos discentes da UNIPAMPA a este novo modelo de ensino que reflete a realidade mundial da educação. Neste questionário, avaliamos as percepções, olhares, dificuldades de aprendizado, adequação das novas tecnologias, adequação da rotina dos discentes, entre outros aspectos. Como resultados, temos que quatrocentos e vinte e cinco (425) discentes participaram da pesquisa em que a maioria são do gênero feminino, solteiros(as), sem filhos(as) e não trabalham. Sobre o ambiente de estudo durante o ERE, a pesquisa revelou que 79% dos respondentes disseram que possuem um local apropriado na sua residência para estar acompanhando as aulas e utilizam o notebook e o smartphone para realizar as atividades acadêmicas. A maioria aprendeu alguma ferramenta tecnológica nova e 64% dos discentes perceberam em algum momento a diminuição do aprendizado nas aulas remotas durante o ERE. Sobre a saúde mental durante o ERE, a maioria dos discentes responderam que sentiram que o ensino remoto impactou diretamente na sua saúde mental sentindo ansiedade, angústia, desmotivação, estresse, entre outros. Dessa forma, almejamos que este trabalho incite o senso crítico dos discentes da UNIPAMPA para que assim, possam realizar futuras pesquisas sobre o tema, ampliando a amostra da pesquisa e oferecendo um banco de dados para que a universidade possa tomar decisões conforme as percepções e dificuldades apontadas pelos discentes e docentes.
Abstract: In 2019, the first case of infection with the SARS-CoV-2 virus was detected in Wuhan, China, leading, in a short time, to an increase in cases that spread rapidly around the world, causing, in February 2020, a pandemic. Affected countries were obliged to put in place measures to stop the rapid advance and spread of the virus. In March 2020, the education minister authorized the replacement of face-to-face teaching for Emergency Remote Teaching (ERT). In this sense, several universities opted for the ERT, and Federal University of the Pampa, the classes are was retake in September 2020. Thus, the objective of our work is to understand the perceptions and views of UNIPAMPA students about Emergency Remote Teaching (ERT). As a methodology, we built a questionnaire composed of thirty-one questions using Google Forms in order to verify the perceptions and views of UNIPAMPA students to this new teaching model that reflects the world reality of education. In this questionnaire, we evaluated the perceptions, perspectives, learning difficulties, adequacy of new technologies, adequacy of students' routine, among other aspects. As a result, we have that four hundred and twenty-five (425) students participated in the research in which the majority are female, single, without children and do not work. About the study environment during the ERT, the research revealed that 79% of respondents said they have an appropriate place in their home to be following classes and use their notebook and smartphone to accompany academic activities. Most learned some new technological tool and 64% of students noticed at some point the decrease in learning in remote classes during the ERT. Regarding mental health during the ERT, most students responded that they felt that remote teaching had a direct impact on their mental health, feeling anxiety, anguish, demotivation, stress, among others. In this way, we hope that this work incites the critical sense of UNIPAMPA students so that they can carry out future research on the subject, expanding the research sample and offering a database so that the university can make decisions according to perceptions and difficulties pointed out by students and teachers.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Olhares dos discentes
UNIPAMPA
Emergency remote teaching
Student’s views
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: SANTOS, Thaís dos. Ensino remoto emergencial: percepções e olhares dos discentes da Unipampa. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7328
Data do documento: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaís dos Santos - 2022.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.