Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7196
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Representatividade LGBTQIA+ na mídia: uma análise da série The 100 acerca do anticonsumo
Otros títulos : LGBTQIA+ representativeness in the media: an analysis of The 100 series on anti-consumption
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula da Rosa
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Oliveira, Amanda Muniz
2° Membro da banca: Dalmoro, Marlon
Resumo: Compreender aspectos relacionados ao consumo é assunto amplamente debatido nas pesquisas em comportamento do consumidor, contudo, estudar o anticonsumo também é de extrema relevância, uma vez que, pode revelar informações importantes para a continuidade dos negócios. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo identificar de que maneira as representações LGBTQIA+ impactam no anticonsumo da série The 100, para tanto foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa de caráter exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com onze pessoas, coleta de comentários em redes sociais, além da observação participante da pesquisadora ao assistir a série em questão. Dentre os principais achados, cita-se as motivações para o anticonsumo da série, sendo estas: A morte de personagens; desagrado com o rumo da história; o desagrado com situações nos bastidores; a dificuldade no acesso a produção. Percebeu-se o impacto da condução dos personagens LGBTQIA+ no anticonsumo da série The 100, onde a morte da personagem Lexa acarretou no anticonsumo da série por diversos telespectadores.
Resumen : Understanding aspects related to consumer behavior is a widely debated subject in consumer behavior research, however, studying anti-consumption is also extremely relevant, since it can reveal important information for business continuity. In this scenario, the present study aimed to identify how LGBTQIA+ representations affects the anti-consumption of The 100 series, for which was carried out a case study of an exploratory qualitative approach. Data collection took place through interviews with eleven people, collection of comments on social networks, in addition to participant observation of the researcher when watching the series in question. Among the main findings, the motivations for the anti-consumption of the series: The death of characters; displeasure with the course of history; displeasure with situations behind the scenes; the difficulty in accessing production. The impact of the conduction of the LGBTQIA+ characters in the anti-consumption of the series The 100 was noticed, where the death of the character Lexa resulted in the anti-consumption of the series by several viewers.
Resumen: Comprender los aspectos relacionados con el comportamiento del consumidor es un tema ampliamente debatido en la investigación del comportamiento del consumidor, sin embargo, estudiar el anti consumo también es extremadamente relevante, ya que puede revelar información importante para la continuidad del negocio. En este escenario, el presente estudio tuvo como objetivo identificar cómo las representaciones LGBTQIA+ impactan en el anti consumo de la serie The 100, para lo cual se realizó un estudio de caso de abordaje cualitativo exploratorio. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas a once personas, recolección de comentarios en redes sociales, además de la observación participante de la investigadora al ver la serie en cuestión. Entre los principales hallazgos se mencionan las motivaciones del anti consumo de la serie, a saber: La muerte de los personajes; descontento con el curso de la historia; descontento con las situaciones tras bambalinas; la dificultad para acceder a la producción. Se notó el impacto de la conducción de los personajes LGBTQIA+ en el anti consumo de la serie The 100, donde la muerte del personaje Lexa resultó en el anti consumo de la serie por parte de varios espectadores.
Palabras clave : Comportamento do consumidor
Anticonsumo
The 100
LGBTQIA+
Série
Consumer behavior
Anti-consumption
Consumer behavior
Anti-consumption
The 100
LGBTQIA+
Series
Comportamiento del consumidor
Anti consumo
Serie
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : RODRIGUES, Ana Paula da Rosa. Representatividade LGBTQIA+ na mídia: uma análise da série The 100 acerca do anticonsumo. 31 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7196
Fecha de publicación : 9-mar-2022
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana_Paula__da_Rosa_Rodrigues.pdfTCC Ana Paula da Rosa Rodrigues - 2022641.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.