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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da gamificação para o ensino de engenharia de produção
Autor(es): Rauber, Gustavo Fachi
Primeiro Orientador: Ferreira, Evelise Pereira
Coorientador: Peralta, Carla Beatriz da Luz
1° Membro da banca: Ferreira, Evelise Pereira
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Silveira, Caio Marcello Recart da
Resumo: Com a introdução da tecnologia e inovações na educação, o ensino vem se transformando de forma considerável nas últimas décadas. Assim, em um mundo cada vez mais tecnológico, é necessário que se busque por alternativas na área de educação que aliem teoria à prática, proporcionando um aprendizado mais estimulante ao aluno. Nesse contexto, surge a gamificação, uma metodologia ativa que consiste no uso de elementos de jogos em um contexto educacional, propondo que os alunos participem de forma efetiva do processo de ensino-aprendizagem, deixando de ser apenas um agente recebedor de conhecimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor um jogo que contemple as dez áreas da Engenharia de Produção para o ensino e aprendizagem de discentes do primeiro ano do curso. Para o processo de desenvolvimento deste jogo, inicialmente foi desenvolvido e testado um protótipo. Com o jogo desenvolvido, foi reunido um grupo de especialistas voluntários para fazer a validação e coletar sugestões e opiniões sobre o jogo e, logo após, algumas das sugestões foram implementadas. Por fim, a gamificação se mostrou eficaz como metodologia ativa de ensino de acordo com os estudos analisados e a validação do jogo pelos especialistas. Sendo assim, sugeriu se a aplicação do jogo no semestre posterior e criou-se um planejamento para esta aplicação.
Abstract: With the introduction of technology and innovations in education, teaching has changed considerably in recent decades. Thus, in an increasingly technological world, it is necessary to look for alternatives in education that combine theory with practice, providing a more stimulating learning for the student. In this context, gamification emerges, an active methodology that consists of the use of game elements in an educational context, proposing that students effectively participate in the teaching-learning process, not acting just as an agent receiving knowledge. Thus, the objective of this work is to propose a game that includes the ten areas of Production Engineering for the teaching and learning of students of the first year of the course. For the development process of this game, a prototype was initially developed and tested. With the game developed, a group of volunteer specialists was assembled to validate and collect suggestions and opinions about the game and, afterwards, some of the suggestions were implemented. Finally, gamification proved to be effective as an active teaching methodology according to the analyzed studies and the validation of the game by the specialists. Therefore, it was suggested the application of the game in the subsequent semester and a planning for this application was created.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Engenharia de Produção
Discentes ingressantes
Jogos
Active learning
Production engineering
Newcomers
Games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: RAUBER, Gustavo Fachi. Aplicação da gamificação para o ensino de engenharia de produção. 101p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7050
Data do documento: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

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