Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6874
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um software mobile com crianças em domínio educacional: uma perspectiva de engenharia de software
Autor(es): Freitas, Diovane da Silva
Primeiro Orientador: Melo, Amanda Meincke
Resumo: A utilização de tecnologias digitais tornou-se indispensável no dia a dia das pessoas, inclusive de crianças. Apesar de existirem trabalhos na literatura relatando o envolvimento desse público de usuários no desenvolvimento de software para seu uso com apoio de práticas do Design Participativo, esses trabalhos não deixam explícitas algumas práticas da Engenharia de Software como foco na qualidade, processos, métodos e ferramentas. O Design Participativo oportuniza que os usuários colaborem de forma direta no desenvolvimento de tecnologias para seu uso, trazendo como benefícios a qualidade do produto final a partir da sua perspectiva, uma melhor aceitação do produto gerado e a troca de experiências. A Engenharia de Software, por outro lado, orienta o desenvolvimento de software de forma sistemática com ênfase na qualidade do produto final. Este trabalho tem como objetivo geral de desenvolver de um software mobile envolvendo a participação de crianças em domínio educacional, utilizando como base o modelo em camadas proposto por Pressman e Maxim (2016). Este trabalho foi conduzido em uma abordagem qualitativa de pesquisa, no formato de estudo exploratório, integrando o Design Participativo à Engenharia de Software em três etapas: Introdução ao Projeto e Pesquisa, Engenharia de Requisitos e Desenvolvimento Iterativo. Entre os resultados obtidos destacam-se: a adoção do modelo em camadas como referência para o desenvolvimento deste trabalho; o desenvolvimento e a aplicação de uma abordagem com crianças para levantamento e a validação de requisitos e de produto; a aplicação do Design Participativo como um processo de Engenharia de Software para o desenvolvimento de um software mobile para/com crianças em ambiente educacional.
Abstract: The use of digital technologies has become indispensable in people's daily lives, including children. Although there are works in the literature reporting the involvement of this audience of users in the development of software for its use with the support of Participatory Design practices, these works do not make explicit some Software Engineering practices such as a focus on quality, processes, methods and tools. Participatory Design allows users to collaborate directly in the development of technologies for their use, bringing as benefits the quality of the final product from their perspective, a better acceptance of the generated product and the exchange of experiences. Software Engineering, on the other hand, guides software development in a systematic way with an emphasis on the quality of the final product. This work has the general objective of developing a mobile software involving the participation of children in the educational domain, based on the layered model proposed by Pressman and Maxim (2016). This work was carried out in a qualitative research approach, in an exploratory study format, integrating Participatory Design with Software Engineering in three stages: Introduction to Project and Research, Requirements Engineering and Iterative Development. Among the results obtained, we highlight the following: use of the layered model as a basis for the development stages of this work; the development and application of an approach with children to gather and validate requirements and product; the application of Participatory Design as a Software Engineering process for the development of mobile software for/with children in an educational environment.
Palavras-chave: Engenharia de software
Crianças
Software - Desenvolvimento
Design participativo
Interação humano-computador
Software engineering
Children
Software - Development
Participatory design
Human computer interaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: FREITAS, Diovane da Silva. Desenvolvimento de um software mobile com crianças em domínio educacional: uma perspectiva de engenharia de software. Orientadora: Amanda Meincke Melo. 2022. 130p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6874
Data do documento: 9-Mar-2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diovane da Silva Freitas - 2022.pdf3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.