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Tipo: Dissertação
Título: Letramento científico no município de Alegrete: uma investigação a partir dos documentos norteadores e das narrativas de docentes da educação básica
Título(s) alternativo(s): Scientific literacy in the city of Alegrete: an investigation based on the guiding documents and narratives of basic education teachers
Autor(es): Carvalho, Ivana Fontoura
Primeiro Orientador: Ruppenthal, Raquel
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o letramento científico é compreendido no município de Alegrete a partir da análise de documentos e das narrativas de professores da educação básica. Parte-se da perspectiva de que um indivíduo é letrado cientificamente quando consegue utilizar os conceitos específicos discutidos no ambiente escolar no seu cotidiano, sendo capaz de relacionar e aplicar os mesmos no contato com a sociedade e na tomada de decisões diárias, sendo assim, um agente transformador de sua realidade. O trabalho caracteriza-se como uma investigação de abordagem qualitativa, com objetivos exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorreu mediante uma revisão sistemática na Base de Dados dos Periódicos CAPES, com o intuito de analisar pesquisas que relatam formação de professores sobre a temática de letramentos no Brasil, no período de 2010 a 2020. Posteriormente realizou-se uma análise documental do Projeto Político Pedagógico(PPP) das instituições participantes da pesquisa, relacionando-os com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), permitindo assim, a descrição do que se espera para a educação científica, em especial de Letramento Científico a nível documental. Para evidenciar a concepção dos docentes de Ciências/Biologia sobre letramento científico, bem como possíveis obstáculos encontrados por eles na condução de suas aulas de Ciência/Biologia, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 11 docentes. Encontraram-se 23 artigos relacionados a formação de professores e letramentos, o que sugere que a união dessas temáticas é pouco difundida. Em relação à análise dos PPP, considera-se que o município de Alegrete possibilita o desenvolvimento do letramento científico, mesmo que esteja presente de forma implícita em seus documentos norteadores. Os educadores, assim como os PPP, não apresentam o conceito de letramento científico de maneira explícita, porém, a partir de conhecimentos implícitos aplicam e desenvolvem os objetivos do letramento científico. Considera-se que formações possam auxiliar os docentes na reflexão e organização de práticas pedagógicas para fomentar o letramento científico.
Abstract: This research aims to characterize the Scientific Lettering (SL) in different contexts and levels of Basic Education in Alegrete-RS. From the perspective that an individual is scientifically literate used when using the concepts discussed in his everyday school environment, he’s able to report and apply the same effects in contact with a society and in decision taking, being therefore an agent of your reality. The work described as a qualified approach investigation, in relation to the study objectives, is delineated as an exploratory and descriptive research. In order to collect data in order to achieve the proposed objective, initially will be held documentary analysis of the Pedagogical Political Project of the participating research institutions, the Natural Science Study Plans and the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) will be carried out, is allowing the description of what is expected for science education, especially Scientific Literacy. In order to evidence the conception of Science/Biology professors about scientific literacy, as well as possible obstacles encountered by them in conducting their Science/Biology classes, semi-structured interviews were conducted with 11 professors. Twenty-three articles related to teacher education and literacy were found, which suggests that the union of these themes is not widespread. Regarding the analysis of PPP, it is considered that the municipality of Alegrete enables the development of scientific literacy, even if it is implicitly present in its guiding documents. Educators, as well as PPP, do not explicitly present the concept of scientific literacy, however, based on implicit knowledge, they apply and develop the objectives of scientific literacy. It is considered that training can help teachers in the reflection and organization of pedagogical practices to foster scientific literacy.
Palavras-chave: Scientific lettering
Science teaching
Teacher training
Letramento científico
Ensino de ciências
Formação de professores
Ciências da natureza
Natural sciences
Alegrete
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Bioquímica
Citação: CARVALHO, Ivana Fontoura. Letramento científico no município de Alegrete: uma investigação a partir dos documentos norteadores e das narrativas de docentes da educação básica. 97 p. Trabalho de conclusão de curso (Mestrado) - Universidade Federal do Pampa, mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6637
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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