Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6202
Tipo: Livro
Título : A produção de conhecimento na formação em Serviço Social
Otros títulos : The production of knowledge in social work training
Autor(es): Oliveira, Simone Barros de
Vieira, Monique Soares
Resumo: A obra que apresentamos é fruto das práticas de pesquisa desenvolvidas por discentes e suas orientadoras no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa. O Trabalho de Conclusão é entendido, nas Diretrizes Curriculares, como uma exigência curricular para a conclusão da graduação, mas sobretudo, consiste na possibilidade dos(as) discentes construírem uma síntese reflexiva da formação profissional. O conhecimento de resistência produzido pelas pesquisas em ciências sociais, em especial do Serviço Social, é forjado na luta pela construção de uma sociedade mais democrática e fundamentada em valores humanitários. Por isso, é possível afirmarmos que as produções elaboradas em nível de graduação e pós-graduação lato sensu, possui a função social e científica de entrelaçar teorias e conceitos à vida social, em particular, às trajetórias de vida calcadas pelas desigualdades sociais. A captura do movimento da realidade em uma perspectiva emancipatória fornece ao processo de formação profissional a apreensão crítica e radical dos fenômenos, promovendo uma constelação de saberes reflexivos que ensejam subsidiar o exercício profissional com direcionalidade a projetos de justiça social.
Resumen : The work we present is the result of research practices developed by students and their advisors in the Social Work course at the Federal University of Pampa. The Completion Work is understood, in the Curriculum Guidelines, as a curricular requirement for the completion of graduation, but above all, it consists in the possibility for students to build a reflexive synthesis of professional training. The knowledge of resistance produced by research in social sciences, especially in Social Work, is forged in the struggle to build a more democratic society based on humanitarian values. Therefore, it is possible to affirm that the productions elaborated at the undergraduate and graduate level lato sensu have the social and scientific function of interweaving theories and concepts to social life, in particular, to life trajectories based on social inequalities. Capturing the movement of reality in an emancipatory perspective provides the process of professional training with a critical and radical apprehension of the phenomena, promoting a constellation of reflective knowledge that allows for subsidizing professional practice with directionality to social justice projects.
Palabras clave : Sociologia
Política social
Assistência Social
Serviço Social
Educação
Formação Profissional
Serviço Social - Pesquisa
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Trabalho
Social service
Professional qualification
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Citación : OLIVEIRA, Simone Barros de, VIEIRA, Monique Soares (Orgs.). A produção de conhecimento na formação em Serviço Social [recurso eletrônico]. São Borja, RS: Unipampa, 2021. 267 p. ISBN 978-65-87080-17-8. E-book, disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6202
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais e Aplicadas-Livros e Capítulos de Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A produção de conhecimento na formação em Serviço Social.epub2.84 MBEPUBVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.