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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O boicote digital e o consumo consciente em tempos de pandemia: o case da marca Madero
Autor(es): Pelegrino, Gregório Avanzi
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
2° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como os consumidores percebem e se relacionam com a marca Madero, a partir de declarações e opiniões expressadas por meio de comentários nas redes sociais no período da pandemia. Muito além de um estudo aprofundado, esse levantamento busca conectar conceitos da área do consumo e entender - de maneira aprofundada por meio da compreensão dos dados coletados - como esse consumidor se organiza no meio digital para se expressar e influenciar outras pessoas. Para tecer os conhecimentos básicos desta nova forma de expressão do consumidor moderno, traremos os conceitos principais de Cruz (2017), que compreendem o que é o boicote, suas origens, tipificações e sua validade nas narrativas e ações antimarca. O objeto de estudo, que é a página oficial da marca Madero no Facebook, expressa sua relevância ao passo que foi alvo de severas críticas no ano de 2020, após declarações polêmicas sobre a pandemia do novo Coronavírus feitas pelo proprietário, Junior Durski. Esse cenário pode ser vastamente explorado para que possamos compreender noções maiores, que abrangem todo o universo de uma marca, seus valores intangíveis e como a identificação dos consumidores com tais sentimentos é essencial para o seu sucesso. O trabalho se constrói sob pilares teórico-conceituais de autores que já elaboraram conhecimentos sobre os temas recorrentes na pesquisa, como as abordagens de Canclini (1997) e seu viés ligado à cidadania, junto das conceituações de Barbosa (2006) e Campbell (2006); o universo vivo da marca e seus valores com as contribuições de Costa (2008) e Wheeler (2009); trançando temáticas com os conceitos de boicote e comportamento do consumidor, aprofundados por Friedman (1999) e Cruz (2017); como também as novas faces do consumidor moderno, com base em Kotler (2017) e Campbell (2006). Com o amparo bibliográfico aliado também à metodologia da análise de conteúdo, conceituada por Bardin (2016), é possível compreender os sentimentos do consumidor no cenário digital, como também suas ações no âmbito específico da marca Madero. Ademais, será possível levantar noções sobre o comportamento das marcas em períodos atípicos da sociedade, como visto atualmente, e como isto é uma peça chave na comunicação dos seus valores intrínsecos.
Resumen : The main objective of this research is to understand how consumers perceive and relate to the Madero brand, based on statements and opinions expressed through comments on social networks during the pandemic period. More than a case study, this analysis seeks to connect concepts from the area of consumption and understand - in a deeper way through the understanding of the data collected - how the consumer is organized in the digital environment to express and influence other people. To weave the basic knowledge of this new expressionism of the modern consumer, we will bring the main concepts of Cruz (2017), who understands what a boycott is, its origins, typifications and its validity in anti-brand narratives and actions. The object of study, which is the official page of the Madero brand on Facebook, expresses its relevance while it was the target of severe criticism in the year 2020, after controversial statements about the pandemic of the new Coronavirus made by the owner, Junior Durski. This scenario can be extensively explored so that we can understand greater notions, which encompass the entire universe of a brand, its intangible values and how the identification of consumers with such feelings is essential for its success. The work is built on theoretical-conceptual pillars of authors who have already developed knowledge on recurrent themes in research, such as Canclini (1997) approaches and their bias linked to citizenship, along with Barbosa (2006) and Campbell (2006) concepts; the living universe of the brand and its values with the contributions of Costa (2008) and Wheeler (2009); braiding themes with the concepts of boycott and consumer behavior, further developed by Friedman (1999) and Cruz (2017); as well as the new faces of the modern consumer, based on Kotler (2017) and Campbell (2006). With the bibliographic and conceptual support combined with the collection and preparation of data, it is possible to understand consumer feelings in the digital scenario, as well as their actions in the specific scope of the Madero brand. In addition, it will be possible to raise deeper notions about the behavior of brands in atypical periods of society, as seen today, and how this is a key part in communicating their intrinsic values.
Palabras clave : Consumo (Economia)
Movimentos de protesto
COVID 19
Facebook (Rede social on-line)
Madero
Consumption (Economy)
Protest movements
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : PELEGRINO, Gregório Avanzi. O boicote digital e o consumo consciente em tempos de pandemia: o case da marca Madero. 2021. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6023
Fecha de publicación : 7-may-2021
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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