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Tipo: Dissertação
Título : As contribuições do Repositório Digital Tatu da Unipampa para pesquisa e pesquisadores em história da educação
Autor(es): Rodrigues, Tobias Medeiros
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
3° Membro da banca: Weiduschadt, Patricia
4° Membro da banca: Amaral, Giana Lange do
Resumo: A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e se propõe a realizar um estudo sobre o “Repositório Digital de História da Educação da Unipampa – Campus Bagé” - o Repositório Digital Tatu (RDT) - um projeto de sistema de recuperação da informação, inserido dentro de propostas tecnológicas inovadoras, que pretende somar esforços junto às iniciativas de ampliação, expansão e popularização de recursos direcionados a fomentar e fundamentar pesquisas na área de História da Educação (HE), sistematizando e catalogandoobras com a finalidade de facilitar o resgate e a consulta de fontes históricas, levando em conta o triedro documento-história-memória. Este trabalho encontra sua justificativa na necessidade de um estudo aprofundado da usabilidade da interface do RDT, de seus benefícios para a preservação de acervos, fontes e impressos pedagógicos, bem como de seus contributos para a comunidade científica da área de HE, assunto ainda pouco explorado e que tem se demonstrado bastante promissor. O objetivo geral dessa pesquisa é realizar um estudo das contribuições do Repositório Digital Tatu e verificar se ele é uma ferramenta efetiva para a preservação e a divulgação de acervos históricos para a pesquisa e pesquisadores em História da Educação. Os dados coletados nessa pesquisa são oriundos das percepções e avaliações de 25 (vinte e cinco) sujeitos, um grupo composto de doutores e doutores com pós-doutorado das 5 (cinco) regiões do país, todos com vínculo com a área de HE e com experiências e práticas de consulta em repositórios e bibliotecas digitais. Ações frequentemente realizadas por pesquisadores, no processo de levantamento de dados. Os sujeitos foram enquadrados em 3 (três) perfis específicos, objetivando a pluralidade de visões. Estes requisitos foram cruciais para que a pesquisa não se restringisse exclusivamente a uma única visão, mas a explorar uma variedade de prismas acerca das contribuições do Repositório Digital Tatu. Esta pesquisa quanto à natureza da abordagem se caracteriza como básica e quali-quantitativa. Do ponto de vista dos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, circunscrita num estudo de caso do Repositório Digital Tatu. Buscou-se referenciais teóricos para o entendimento do significado de memória e sua importância para a evolução da sociedade, os tipos de suporte para se reter, preservar e perpetuar o conhecimento, como se deu a evolução desses suportes durante a história até chegar nos dias de hoje na computação em nuvem, refletindo sobre a necessidade da preservação e da conservação de acervos e sobre as possibilidades de acesso, disseminação e democratização da informação propiciados pelos repositórios e bibliotecas digitais na contemporaneidade. No decorrer das discussões e análise dos dados, foi possível, não só, verificar pontos importantes das percepções dos participantes quanto às contribuições do RDT para a pesquisa e os pesquisadores, mas também, foi possível validar suas contribuições para o campo da HE, no que se refere à digitalização de obras num ambiente de recuperação da informação pela Internet, através de uma plataforma que agiliza a consulta aos exemplares e fomenta o desenvolvimento de estudos, permitindo pesquisas à distância, tornando mais simples o acesso ao acervo e garantindo o acesso à informação do passado pela sociedade atual e futura. Ao final, conclui-se que o Repositório Digital Tatu contribui na preservação das fontes documentais e instrumentaliza o futuro da História da Educação.
Resumen : This research was developed within the Postgraduate Teaching Program at Federal University of Pampa (Unipampa) and intends to carry out a study about the “Digital Repository of History of Education at Unipampa - Campus Bagé” - Tatu Digital Repository (TDR), a system of information recovery project, inserted within innovative technological proposals, that aim at joining efforts along with the expansion initiatives and popularization of resources intended to promote and substantiate researches on the field of History of Education (HE), systematizing and cataloguing works with the purpose to simplify the rescue and consultation to historical sources, taking into account the trihedron, document-history-memory. The importance of this investigation presents itself on the need of an elaborate study regarding the usability of the RDT interface, its benefits to the preservation of collections, sources and pedagogical printed materials, as well as the contributions to the scientific community on the HE field, theme yet under explored and that has presented itself as very promising. The general goal of this research is to develop a study of Tatu Digital Repository contributions and verify if this is an effective tool to preservation and sharing of historical collections to History of Education research and its researchers. The data collected derives from the perception and knowledge of 25 individuals, a group composed by specialists with doctoral and postdoctoral degrees from all regions within the national territory, all linked to the HE field, and with experience and consultation practice with repositories and digital libraries. Actions usually developed by researchers during the process of collecting data. The subjects were framed on three specific profiles, aiming at diverse views. These requirements were crucial to aresearch that had the aspiration not to restrict itself to only one view, but desired to explore a variety of perspectives about Tatu Digital Repository contributions. Concerning the approach, this research characterizes as basic and qualitative quantitative. From the objectives point of view, this is an exploratory research, circumscribed in a case study of Tatu Digital Repository. Efforts were made in looking for theoretical references to comprehend the meaning of memory and its importance to society evolution, the types of support to retain, preserve and perpetuate knowledge, equally as how its evolution evolved from history to nowadays on cloud computing, reflecting about the need of preservation and conservation of collections, as well as access, dissemination and democratization of information possibilities offered by the repositories and digital libraries on contemporary times. Along the discussions and data analysis, it was possible not only to verify important points of the participants perceptions regarding the RDT contributions to the research and researchers, but also, to validate its contributions to the History of Education field, on the regard of scanning the collections in a recovery of information through the internet environment, using a platform that speeds up the consultation to the specimens and promotes the development of studies, allowing remote researches, making the access to the collection simpler and ensuring the access to information from the past by the societies of the present and the future. Therefore, Tatu Digital Repository contributes to the preservation of documental sources and orchestrates the future of History of Education.
Palabras clave : História da educação
Repositório digital
Preservação
Acervo
Democratização da informação
History of education
Digital repository
Preservation
Collection
Democratization of information
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citación : RODRIGUES, Tobias de Medeiros.As contribuições do Repositório Digital Tatu da UNIPAMPA para a pesquisa e pesquisadores em história da educação. 220 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5950
Fecha de publicación : 22-sep-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

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