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Tipo: Dissertação
Título: Educação inclusiva e políticas públicas: avaliação do programa sala de recursos multifuncional nas escolas públicas de São Borja sob a ótica docente
Autor(es): Gomes, Natiele Falcão
Primeiro Orientador: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
1° Membro da banca: Pinto, Muriel
2° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
3° Membro da banca: Paniágua, Edson Romário Monteiro
4° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
Resumo: O presente trabalho avalia a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mais especificamente o programa Sala de Recursos Multifuncional e sua funcionalidade dentro das escolas da rede urbana municipal de São Borja. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica retratando três marcos legais importantes para a inclusão de pessoas com deficiência: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica e a seguir com uma pesquisa de campo onde aplicou-se questionários aos professores da rede municipal atuantes em salas de aulas regulares e em salas de recursos multifuncionais. As respostas foram transcritas, analisadas e interpretadas com base nos teóricos apresentados e também sob o enfoque dos três marcos legais já mencionados. Com a pesquisa ficou evidenciado o quanto os profissionais que atuam na linha de frente da inclusão estão carentes de formação básica para atuarem frente a esse grande desafio. Constatou-se também, que a política em questão pode ser aprimorada com formação profissional adequada, trabalho em rede (educação, saúde e assistência social) e suporte do Atendimento Educacional Especializado contando com o mesmo profissional nos dois turnos de escolarização, afim de que professores de sala de recursos e professor de sala de aula possam trabalhar juntos em prol dos mesmos objetivos.
Abstract: The present work evaluates the National Policy of Special Education in the Inclusive Education Perspective, more specifically the Multifunctional Resource Room program and its functionality within the schools of the municipal urban network of São Borja. Initially, a bibliographic review was performed, portraying three important legal frameworks for the inclusion of people with disabilities: Federal Constitution (1988), National Education Guidelines and Bases Law (1996) and the National Special Education Policy in the Inclusive Education Perspective (2008). ). The research started from a literature review and then with a field research where questionnaires were applied to teachers of the municipal system working in regular classrooms and in multifunctional resource rooms. The answers were transcribed, analyzed and interpreted based on the theorists presented and also under the focus of the three legal frameworks already mentioned. The research showed how much the professionals who work in the front line of inclusion are lacking basic education to deal with this great challenge. It was also found that the policy in question can be improved with appropriate vocational training, networking (education, health and social assistance) and support from Specialized Educational Care with the same professional in both school shifts, so that teachers resources and classroom teacher can work together towards the same goals.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Professores – Formação
Política pública
Educação
São Borja (RS)
Inclusive Education
Teachers – Training
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: GOMES, Natiele Falcão. Educação inclusiva e políticas públicas: avaliação do programa sala de recursos multifuncional nas escolas públicas de São Borja sob a ótica docente. 2019. 84 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5886
Data do documento: 10-Dez-2019
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