Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5834
Tipo: Dissertação
Título: Análise da implementação de ações de prevenção às drogas no âmbito dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
Autor(es): Ouriques, Edison Ademir Padilha
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
3° Membro da banca: Fonseca Junior, Roberto da Cruz
Resumo: Este trabalho se trata de um relatório técnico de pesquisa em Políticas Públicas. É uma pesquisa qualitativa, que usou como método de abordagem a perspectiva indutiva e descritiva. Buscou-se responder como, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), conduzem suas ações preventivas ao uso indevido de drogas em seus espaços de abrangência. Participaram do estudo quatro municípios: São Borja, Itaqui, Maçambará e Itacurubí. Os dados coletados foram analisados por meio da análise conteúdo temática. Verificou-se que a política de assistência social (dos municípios estudados) percebe as atividades de redução da demanda de drogas (através de atividades preventivas) como potencialmente eficazes no enfrentamento as problemáticas do uso indevido de drogas. Porém, não conseguem percebe-las, como ações previstas na Política Nacional sobre Drogas, compatíveis com o nível de proteção social dos CRAS. Percebeu-se que os gestores necessitam de maior embasamento a respeito da temática das drogas, bem como, capacitações para realizar o planejamento e execução de atividades dentro dos serviços de atendimento integral a família PAIF. Os CRAS, dos municípios estudados, quando realizam atividades de enfrentamento às drogas o fazem de maneira a valorizar as palestras, as rodas de conversas e a distribuição de panfletos. Possuem poucos conhecimentos da relação entre os usuários, da política de assistência, com as situações de venda ilegal e uso/abuso de drogas. Não possuem dados oficias que possam embasar suas ações em âmbito local. Porém, em suas áreas de abrangência, reconhecem o álcool como a droga mais consumida entre as pessoas das comunidades. A pesquisa identificou que as atividades de enfrentamento às drogas, desenvolvidas nos CRAS, devem seguir a natureza institucional do nível de proteção social básica. O enfrentamento às drogas deve ser realizado de forma permanente. Percebeu-se ainda que existe a possibilidade de construir ações de enfrentamento às drogas, sem que os profissionais tenham que tratar diretamente o assunto, uma alternativa seria por meio de atividades artísticas. Por fim, este trabalho apresenta em seu apêndice uma proposta de ação, construída a partir dos resultados atingidos na pesquisa.
Abstract: Este trabajo es un informe técnico sobre investigación en Políticas Públicas. Es una investigación cualitativa, que utilizó la perspectiva inductiva y descriptiva como método de abordaje. Buscamos responder cómo, los Centros de Referencia en Asistencia Social (CRAS), realizan sus acciones preventivas ante el uso indebido de drogas en sus áreas de cobertura. Cuatro municipios participaron del estudio: São Borja, Itaqui, Maçambará e Itacurubí. Los datos recopilados se analizaron mediante análisis de contenido temático. Se encontró que la política de asistencia social (de los municipios estudiados) percibe las actividades de reducción de la demanda de drogas (a través de actividades preventivas) como potencialmente efectivas para abordar los problemas del uso indebido de drogas. Sin embargo, no los perciben, como acciones previstas en la Política Nacional de Drogas, compatibles con el nivel de protección social del CRAS. Se notó que los gerentes necesitan mayor conocimiento sobre el tema de las drogas, así como capacitación para llevar a cabo la planificación y ejecución de actividades dentro de los servicios de atención integral de la familia PAIF. CRAS, de los municipios estudiados, al realizar actividades de lucha contra las drogas, lo hacen de forma que valore las conferencias, los círculos de conversación y la distribución de folletos. Tienen poco conocimiento de la relación entre usuarios, política asistencial, situaciones de venta ilegal y uso / abuso de drogas. No cuentan con datos oficiales que puedan sustentar sus acciones a nivel local. Sin embargo, en sus áreas de cobertura, reconocen al alcohol como la droga más consumida entre las personas de las comunidades. La investigación identificó que las actividades de combate a las drogas, desarrolladas en el CRAS, deben seguir el carácter institucional del nivel de protección social básica. El afrontamiento de las drogas debe realizarse de forma permanente. También se advirtió que existe la posibilidad de construir acciones de combate a las drogas, sin que los profesionales tengan que lidiar directamente con el tema, una alternativa sería a través de las actividades artísticas. Finalmente, este trabajo presenta en su anexo una propuesta de acción, construida a partir de los resultados obtenidos en la investigación.
Palavras-chave: Drogas
Drogas – Abuso - Prevenção
Assistência social
Drogas
Drogas - Abuso – Prevención
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: OURIQUES, Edison Ademir Padilha. Análise da implementação de ações de prevenção às drogas no âmbito dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). 2021. 74 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5834
Data do documento: 27-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edison Ademir Padilha Ouriques 2021.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.