Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5571
Tipo: Dissertação
Título : Educação física na educação infantil: o papel do pedagogo
Autor(es): Brum, Gislaine Marroche de
Primeiro Orientador: Bianchi, Paula
1° Membro da banca: Bianchi, Paula
2° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
3° Membro da banca: Costa, Andrize Ramires
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal propor ações de formação continuada para as professoras pedagogas de uma escola de Educação Infantil voltadas à reflexão da Educação Física. Para seu desenvolvimento, utilizou a pesquisa-ação como método. As atividades foram organizadas em duas etapas: a) Aproximação com o campo e b) Proposta de formação continuada de professoras da Educação Infantil. O tratamento dos dados foi realizado a partir de análise de conteúdo. A partir da pesquisa foi possível observar que: i) a formação continuada ofertada pela escola e secretaria de educação, não atende aos objetivos e interesses docentes, sendo realizada na forma de cursos de capacitação; ii) uma carência de formação docente adequada (inicial e continuada) em relação ao tratamento pedagógico da área da Educação Física na etapa da Educação Infantil; iii) um descompasso entre as práticas pedagógicas docentes e as orientações legais. Para concluir, a pesquisa mostrou que a formação continuada, baseada na realidade dos professores e em metodologia participativa contribuiu para o surgimento de propostas de caráter interdisciplinar e crítico.
Resumen : Esta investigación tuvo como objetivo principal proponer acciones de formación continua a las profesoras de una escuela de enseñanza infantil dirigidas a la Educación Física. Para su desarrollo se utilizó como método la investigación acción. Las actividades fueron organizadas en dos etapas: a) Aproximación al campo y b) Propuesta de formación continua de profesoras de la enseñanza infantil. El tratamiento de datos se apoyó en el análisis de contenido. A partir de esta investigación fue posible observar que: i) la formación continua ofrecida por la escuela y secretaría de educación no considera los objetivos e intereses docentes, siendo en formato de formación instrumental; ii) una carencia de formación docente adecuada (inicial y continua) cuanto al tratamiento pedagógico del área de la Educación Física en la enseñanza infantil; iii) así como una disparidad entre la práctica pedagógica docente y las directrices educacionales. Por último, esta investigación mostró que la formación continua basada en la realidad de los profesores y en metodología participativa contribuye para el surgimiento de propuestas de carácter interdisciplinar y crítico.
Palabras clave : Formação continuada de professoras
Educação Infantil
Educação Física
Formación continua de profesoras
Enseñanza Infantil
Educación Física
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citación : BRUM, Gislaine Marroche de. Educação física na educação infantil: o papel do pedagogo. 88 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5571
Fecha de publicación : 22-sep-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GislaineMarrochedeBrum2021.pdfGislaine Marroche de Brum 20212.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.