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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa Residencia Pedagógica no Curso de Música da UNIPAMPA: um estudo sobre suas contribuições a par
Autor(es): Pedroti, Paula Rafaela
Primeiro Orientador: Lopardo, Carla Eugenia
1° Membro da banca: Lopardo, Carla Eugenia
2° Membro da banca: Reck, André Müller
3° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
Resumo: A presente pesquisa procura conhecer o Programa Residência Pedagógica, implementado pela Capes no ano de 2018, no curso de Música/Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Além de identificar como o PRP é compreendido pelos/as bolsistas residentes e escolas-campo a partir da visão das preceptoras e analisar a atuação na docência evidenciando as práticas de ensino musical dos futuros/as professores/as, aborda quais contribuições o PRP proporcionou para o grupo de preceptoras e residentes. Desde uma abordagem qualitativa, a produção de dados desta pesquisa teve como base a realização de dois grupos focais. Com o intuito de compreender os conceitos relacionados ao PRP esta pesquisa dialoga com autores como PIRES (2015); NÓVOA (2009) e NASCIMENTO (2015) os quais destacam o desenvolvimento docente em sua fase inicial, enquanto bolsista de um Programa como o PRP e Pibid. Um dos principais aportes deste estudo está centrado na compreensão dos caminhos de formação dos futuros professores de música na cidade de Bagé a partir da inserção no PRP como um primeiro passo para essa experiência. Destaca-se a contribuição do PRP para a implementação da música de maneira mais significativa na rede de educação básica da cidade, assim como o vínculo entre a universidade e o cotidiano escolar.
Abstract: The present research seeks to know the Pedagogical Residency Program, implemented by Capes in 2018, in the Music/Degree course at the Federal University of Pampa, to identify how the PRP is understood by the resident scholars and field schools from the perspective of preceptors, and to analyze the teaching performance, showing the musical teaching practices of the future teachers. Its purpose is to reveal what contributions the PRP provided to the group of tutors and residents From a qualitative approach, the production of data from this research was based on the realization of two focus groups. In order to understand the concepts related to PRP, this research dialogues with authors such as PIRES (2015); NÓVOA (2009) and NASCIMENTO (2015) which highlight the teacher development in its initial phase, as a fellow of a Program such as PRP and Pibid. One of the main contributions of this study is centered on the understanding of the training paths of future music teachers in the city of Bagé from the insertion in the PRP as a first step towards this experience. The contribution of the PRP to the implementation of music in a more significant way in the basic education network of the city is highlighted, as well as the link between the university and school routine.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Formação inicial docente
Políticas públicas
Pedagogical Residency Program
Initial teacher training
Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: PEDROTI, Paula Rafaela.O Programa Residencia Pedagógica no Curso de Música da UNIPAMPA: um estudo sobre suas contribuições a par. 88 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5418
Data do documento: 12-Dez-2020
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