Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação física na educação infantil: percepção de pais / responsáveis
Otros títulos : Physical education in early childhood education: perception of parents / guardians
Autor(es): Mello, Jéssica
Soares, Vânela
Primeiro Orientador: Copetti, Jaqueline
Resumo: A Educação Física (EF) é disciplina obrigatória nas escolas, mas na Educação Infantil a EF vem sendo um processo construído lentamente no país e entanto no Estado do Rio Grande do Sul não é obrigatório um professor especifico e sim os professores unidocentes. Sabendo da importância que o professor de EF tem na educação Infantil, cabe salientar a relevância dos pais/responsáveis terem olhares para este componente. Diante disso, esse estudo teve como objetivo investigar a percepção dos pais/responsáveis em relação à EF na Educação Infantil. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo e exploratório pesquisa de campo, realizada em 04 escolas públicas do município de Uruguaiana, RS, que faziam parte do Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal local. Sendo assim, a pesquisa levantou aspectos sobre a opinião dos pais/responsáveis em ter aulas com professor especifico da área, se é importante ter aulas de EF na Educação Infantil, e quais os benefícios que a EF podem proporcionar para seus filhos. Os resultados Apontam que os pais/responsáveis entendem que a EF na Educação Infantil é importante e benéfica para vida escolar do seu filho. Sendo assim, a pesquisa pode evidenciar que os pais/responsáveis percebem como é relevante as aulas de EF na Educação Infantil e reconhecem os benefícios que o componente pode garantir na vida de seus filhos. .
Resumen : Physical Education (PE) is a compulsory discipline in schools, but in Child Education, EF has been a slow process in the country, but in the State of Rio Grande do Sul it is not mandatory to have a specific teacher, but rather to be one-on-one teachers. Knowing the importance of EF teachers in early childhood education, it is worth highlighting the relevance of parents / guardians to have a look at this component. Therefore, this study aimed to investigate the perception of parents / guardians in relation to PE in Early Childhood Education. This is a quantitative study of descriptive character and exploratory field research, carried out in 04 public schools in the city of Uruguaiana, RS, which were part of the Supervised Internship I of the Licentiate Course in Physical Education of the local Federal University. Therefore, the research raised aspects about the opinion of parents / guardians in having classes with specific teachers in the area, whether it is important to have EF classes in Early Childhood Education, and what benefits EF can provide for their children. Results Point out that parents / guardians understand that EF in Early Childhood Education is important and beneficial to their child's school life. Therefore, the research can show that the parents / guardians perceive the relevance of EF classes in Early Childhood Education and recognize the benefits that the component can guarantee in the life of their children.
Palabras clave : Educação Física
Educação infantil
Pais
Physical education
Child education
Parents
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citación : MELLO, Jéssica; SOARES, Vânela. Educação física na educação infantil: percepção de pais/responsáveis. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5235
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JESSICA MELLO e VANELA SOARES.pdf372.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.