???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Silver Bullet: uma ferramenta educacional colaborativa para o gerenciamento de projetos com base no PMBOK
Autor(es): Machado, Rodrigo de Oliveira
Primeiro Orientador: Silveira, Maicon Bernardino da
Coorientador: Basso, Fábio Paulo
Resumo: O gerenciamento de projetos é fator determinante para o sucesso ou fracasso de um projeto. Muitas ferramentas, técnicas e métodos foram desenvolvidos para auxiliar no processo de gerenciamento de projetos. O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) agrega um conjunto de práticas de gerenciamento de projetos e é amplamente utilizado na indústria e academia. A partir de uma pesquisa na literatura sobre ferramentas de gerenciamento de projetos, foram observadas algumas lacunas, como por exemplo, a falta de ferramentas que auxiliem no processo de aprendizado acerca de gerenciamento de projetos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta educacional e colaborativa que abranja todas as áreas de conhecimento do PMBOK. Este estudo apresenta as decisões de projeto, arquitetura e requisitos da solução desenvolvida, bem como um resumo do produto entregue ao fim deste trabalho. Este estudo também apresenta o processo de execução de um quasi-experimento com a finalidade de avaliar a ferramenta desenvolvida, o qual foi realizado em um componente curricular de graduação, cuja a ementa aborda o gerenciamento de projetos de software. A partir da realização do quasiexperimento, foi possível concluir que a ferramenta desenvolvida teve êxito ao auxiliar na redução de esforço e complexidade da execução dos processos de gerenciamento de projetos. Entretanto, foi verificada a necessidade de melhorias na mesma, para que tenha melhores resultados no auxílio do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Project management is a determining factor for the success or failure of a project. Many tools, techniques and methods have been developed to assist in the project management process. The Project Management Body of Knowledge (PMBOK) aggregates a set of project management practices and is widely used in industry and academia. Based on a literature search on project management tools, some gaps were observed, such as the lack of tools that help in the learning process about project management. The aim of this paper is the development of an educational and collaborative tool that covers all areas of knowledge of ac PMBOK. This study presents the design decisions, architecture, and software requirements of the developed solution, as well as a product summary delivered at the end of this term paper. This study also presents the process of executing a quasi-experiment with the purpose of evaluating the developed tool, which was conducted in an undergraduate curriculum component, whose menu addresses the management of software projects. From the quasi-experiment, it was concluded that the developed tool was successful in helping to reduce the effort and complexity of the execution of project management processes. However, there was a need for improvements in order to have better results in helping the teaching-learning process.
metadata.dc.subject: Engenharia de software
Ferramentas educacionais
Gerenciamento de projetos
PMBOK
Software engineering
Educational tools
Project management
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: MACHADO, Rodrigo de Oliveira. Silver Bullet: uma ferramenta educacional colaborativa para o gerenciamento de projetos com base no PMBOK. Orientador: Maicon Bernardino da Silveira. 2019. 95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4847
metadata.dc.date.issued: 25-Nov-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rodrigo de Oliveira Machado - 2019.pdf6.82 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???