Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4831
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação musical de representantes da igreja católica de uma banda da área João XXIII na Diocese de Bagé/RS
Autor(es): Daneres, Mauricio Alves
Primeiro Orientador: Reck, André Muller
1° Membro da banca: Reck, André Mullher
2° Membro da banca: Louro - Hettwer, Ana Lúcia de Marques
3° Membro da banca: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a formação musical de representantes católicos dentro de uma banda na Área João XXIII da Diocese de Bagé-RS. Para tais reflexões, utilizo-me de referenciais da área de Educação Musical articulados com a questão da religiosidade, fazendo um apanhado de trabalhos já publicados sobre música e igreja católica. A pesquisa foi realizada no contexto da Diocese de Bagé-RS, na Área João XXIII, que abrange as cidades dos respectivos músicos da banda. Este trabalho é de cunho qualitativo, no qual fiz entrevistas e diários de campo para a produção de dados. A partir da análise desses dados percebo que os sujeitos desta pesquisa estão em constante formação musical através das vivências musicais que eles vêm adquirindo no seu cotidiano, junto com a família, com as mídias sociais, na igreja, e dentro de uma banda católica, de modo a contribuir para as discussões na área da Educação Musical.
Abstract: El objetivo de este trabajo es investigar la formación musical de representantes católicos dentro de una banda en la Área Juan XXIII de la Diócesis de Bagé. Para que sucedan estas reflexiones, me sirvo de referenciales del área de Educación Musical, articulada con la cuestión de la religiosidad, haciendo un apañado de trabajos ya publicados sobre música e iglesia católica. Esta investigación sucedió en el contexto de la Diócesis de Bagé, en la Área Juan XXIII, que comprende las ciudades de los respectivos músicos de la banda. Este trabajo es de cuño cualitativo, en el cual hice entrevistas y diarios de campo para la producción de datos. A partir de estos datos percibo que los sujetos de esta investigación están en constante formación musical a través de todas las vivencias musicales que vienen adquiriendo en su cotidiano, junto con la familia, con las redes sociales, en la iglesia, y dentro de una banda católica, de modo a contribuir para las discusiones en el área de la Educación Musical.
Palavras-chave: Formação Musical
Igreja Católica
Música e religião
Iglesia Católica
Formación Musical
Musica y religión
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: DANERES, Mauricio Alves.Formação musical de representantes da igreja católica de uma banda da área João XXIII na Diocese de Bagé/RS. 44 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4831
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mauricio Alves Daneres pdf.pdf448.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.