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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os determinantes do percurso acadêmico no ensino superior público na COORTE de 2010 e 2011
Autor(es): Machado, Jessica Alves
Primeiro Orientador: Bussmann, Tanise Brandão
1° Membro da banca: Redivo , André da Silva
2° Membro da banca: Costa, Camila Furlan da
Resumo: O presente trabalho faz uma análise dos determinantes do percurso acadêmico no ensino superior no Brasil. Das universidades que passam a ter como principal caminho para o acesso nas instituições de ensino superior do país o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. E de que maneira o SISU tem ou não influência com o índice de evasão no ensino superior, já que permite que o candidato faça a graduação em uma cidade ou estado diferente do seu local de nascimento. Como consequência dessas medidas e das modificações, o objetivo do trabalho é identificar quais são os principais fatores – individuais, locais e institucionais – relacionados com o percurso escolar no ensino superior no Brasil. Para alcançar o objetivo da presente pesquisa, é realizada uma pesquisa quantitativa, utilizando o método indutivo. Também a análise econométrica, de um modelo multinomial, analisando quais são as probabilidades do aluno permanecer matriculado, evadir ou concluir. Há também uma seção para a análise de sobrevivência. São utilizadas diferentes técnicas para seu desenvolvimento, de forma que cada uma seja adequada para o objetivo que está sendo analisado. São elas: Revisão Bibliográfica, Coleta de Dados Secundários do Censo do Ensino Superior, Análise econométrica. De maneira geral, não há diferenças significativas entre os anos analisados, o que ocorre entre os anos depende muito da variável que está sendo analisada. Nota-se que assim como os anos entre 2010 e 2011 as chances de que as mulheres se formem ainda é maior do que as chances de elas evadirem. A variável referente a cor/raça do aluno é uma das quais tem uma grande diferença conforme os anos vão passando. O fator idade não possui diferença entre os anos analisados. Estudar no mesmo município de nascimento, assim como estudar no mesmo estado de nascimento faz com que a cada ano a mais no curso as chances de evasão diminuam, aumentando as chances de que se formem. As demais variáveis como, pesquisa, extensão, monitoria, e o índice geral de cursos, a cada ano a mais também faz com que as chances de evasão se tornem menores. A partir da análise realizada, observou-se que as variáveis relacionadas à cidade, taxa de homicídios e PIB per capita, exercem influência sobre os resultados. Algumas de forma mais significativas que outras. De modo que a decisão de evadir ou continuar matriculado depende de diversos fatores externos que vão além da questão familiar.
Abstract: This paper analyzes the determinants of academic tracking in higher education in Brazil. Universities that go the main way to access the country's higher education institutions or the National High School Exam - ENEM, through the Unified Selection System, or SISU. The way SISU does or does not affect the dropout rate in higher education, as it allows the candidate to graduate from a city or state other than his or her place of birth. As a consequence of these measures and modifications, the objective of this paper is to identify what are the main factors - individuals, places and institutions - related to school records in Brazil. To achieve the objective of the present research, a quantitative research will be performed using the inductive method. Also an economic analysis, of a multinomial model, analyzing what are the chances of the student being enrolled, evading or completing. There is also a section for survival analysis. Different techniques will be used for its development, so that each one is suitable for the objective being analyzed. They are: Bibliographic Review, Collecting Secondary Data from the Higher Education Census, Economic Analysis. In general, there are no significant differences between the analyzed years, or what happens between the years depends largely on the variable being analyzed. Note that, like the years 2010-2011, the chances of women graduating are even greater than the chances of dropping out. A variable regarding the student's color / race is one of which has a big difference as the years pass. The age factor has no difference between the years analyzed. Studying in the same county of birth, as well as studying in the same state of birth, causes each year to increase course with reduced chances of dropout, statistics as chances of graduating. As with other variables such as survey, extension, monitor and overall course index, each year is also more likely to drop out. From the analysis performed, allowed the variation related to the city, homicide rate and GDP per capita, exercise of influence on the results. Some more likely than others. How the decision to evade or stay enrolled depends on a number of external factors that go beyond the family issue.
Palavras-chave: Ensino Superior
Brasil
Evasão
ENEM
SISU
Higher Education
Brazil
Evasion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citação: MACHADO, Jessica Alves Machado. Os determinantes do percurso acadêmico no ensino superior público na COORTE de 2010 e 2011. 67p. 2019 . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4714
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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