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dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorRebhahn, Ivana Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-12-05T12:35:19Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-12-05T12:35:19Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.citationREBHAHN, Ivana Gonçalves. Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande-RS: uma proposta de revitalização. 84p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4674-
dc.description.abstractThis critical reflective report is the result of research carried out in the Graduate Program in Education, Professional Master in Education of the Federal University of Pampa, which aimed to promote the revitalization of the School Board of the Municipal School of Primary School Presidente João Goulart - Arroio Grande, RS, from the incentive to democratic practices in the processes of participation. Because it is a professional master's degree, the research was conducted in the researcher's area of expertise, that is, as the school's manager, occupying the position by appointment of the municipal executive. The theoretical discussion addressed power relations in the school, democratic management in the public school and forms of collective participation, more specifically in the school council. The subjects of the research were the members of the school council. The study used the interventionist action research methodology. To collect data regarding the performance of the school council and the counselors' view on the subject, a questionnaire with open questions was applied. The documentary analysis of the School's Pedagogical Political Project (PPP), the School Regiment, the minutes and the School Council Statute was also performed. The theoretical reference, besides the theoreticians of the theme, was constituted in an analysis of the official documents at national, municipal level, the notebooks of the National Program of Strengthening of the School Councils and the documentation of the school under study. The intervention took place through seven actions, six conversation circles and a meeting with the school and local community. As a distance activity, the counselors read the notebooks of the National Program for Strengthening School Councils (PNFCE). The qualitative evaluation considered the registration by the participants in the field diary and the synthesis analysis of an observer researcher. For data analysis, content analysis by Bardin (2016) was used. In the conclusions, it was noted the need for continuing education for teachers and school council members, especially on issues related to education management, democracy, participation and conflicts of power.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectConselho Escolarpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectSchool Councilpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.titleConselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande-RS : uma proposta de revitalizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee3Marinho, Júlio Cesar Bresolin-
dc.contributor.referee4Pereira, Vilmar Alves-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório crítico reflexivo é o resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, que teve por objetivo promover a revitalização do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Arroio Grande, RS, a partir do incentivo às práticas democráticas nos processos de participação. Por se tratar de mestrado profissional a pesquisa foi realizada na área de atuação da pesquisadora, ou seja, na condição de gestora da escola, ocupando o cargo por indicação do executivo municipal. Como discussão teórica foram abordadas as relações de poder na escola, a gestão democrática na escola pública e as formas de participação coletiva, mais especificamente no conselho escolar. Os sujeitos da pesquisa foram os membros do conselho escolar. O estudo utilizou a metodologia da pesquisa-ação intervencionista. Para coletar dados em relação à atuação do conselho escolar e à visão dos conselheiros sobre o assunto foi aplicado um questionário com perguntas abertas. Também foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), do Regimento Escolar, das atas e do Estatuto do Conselho Escolar. O referencial teórico, além dos teóricos do tema, se constituiu em uma análise dos documentos oficiais a nível nacional, municipal, dos cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e da documentação da escola em estudo. A intervenção se deu através de sete ações, seis rodas de conversa e um encontro com a comunidade escolar e local. Como atividade à distância, os conselheiros realizaram a leitura dos cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE). A avaliação qualitativa considerou o registro, pelos participantes, no diário de campo e a análise síntese de um pesquisador observador. Para a análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo de Bardin (2016). Nas conclusões, observou-se a necessidade da formação continuada, para professores e membros do conselho escolar, especialmente em temas relativos à gestão da educação, democracia, participação e conflitos de poder.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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