Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4647
Tipo: Dissertação
Título: Formação de leitores: buscando caminhos a partir da sala de aula
Autor(es): Carvalho, Adriana Garcia Cabaldi
Primeiro Orientador: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
1° Membro da banca: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
2° Membro da banca: Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
3° Membro da banca: Goulart, Cátia Dias
4° Membro da banca: Bianchi, Paula
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo apresenta os resultados da pesquisa, do tipo intervenção, que foi desenvolvida com os alunos da turma em que era professora titular, no 4° ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliani, na cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, no período de setembro a novembro do ano de 2018. A intervenção teve por objetivo geral despertar nos alunos o gosto pela leitura, partindo da reinvenção do espaço da sala de aula como um caminho na formação de leitores, bem como teve por objetivos específicos contribuir na formação de leitores e qualificar minha prática docente. Justifica-se pela dificuldade em desenvolver atividades relacionadas à leitura, e pelo desinteresse dos alunos de participarem dessas atividades. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos para coleta e análise de dados, a observação participante, o diário de campo e o questionário. A intervenção foi organizada em nove encontros que envolveram contação de histórias, leitura deleite e vídeos, partindo da organização do cantinho da leitura na sala de aula que, contou com um acervo adquirido através de doações e livros que comprei. O acervo da sala foi disponibilizado para que os alunos levassem os livros para casa, incentivando-os a envolver a família em suas leituras. É importante ressaltar o papel do professor mediador da leitura, como também o papel da família na formação do leitor. Ao término deste trabalho, conclui-se que os objetivos foram alcançados, contudo este não é um trabalho finalizado e, sim um passo inicial para novas pesquisas na área.
Abstract: Este informe crítico-reflexivo presenta los resultados de la investigación de tipo intervención que se desarrolló con los estudiantes de la clase en la que era maestra titular, en el 4º año de la Escuela Primária, de la Escuela Municipal Padre Pagliani, en la ciudad de Jaguarão. , Rio Grande do Sul, de septiembre a noviembre de 2018. El objetivo general de la intervención fue despertar el gusto por la lectura de los estudiantes, a partir de la reinvención del espacio en el aula como un camino para la formación de lectores, así como los objetivos específicos fueron contribuir a la formación de lectores y calificar mi práctica docente. Se justifica por la dificultad en desarrollar actividades relacionadas con la lectura y la falta de interés de los estudiantes en participar en estas actividades. La investigación cualitativa tuvo como instrumentos para la recolección y análisis de datos, la observación participante, el diario de campo y el cuestionario. La intervención se organizó en nueve encuentros que incluyeron narración de cuentos, lectura deleitable y videos, a partir de la organización del rincón de lectura en el aula, que adquirió una colección a través de donaciones y libros que compré. La colección de la sala se puso a disposición de los estudiantes para que llevaran los libros a casa, animándolos a involucrar a la familia en sus lecturas. Es importante enfatizar el papel del maestro mediador de lectura, así como el papel de la familia en la formación del lector. Al final de este trabajo, se concluye que los objetivos se han alcanzado, pero este no es un trabajo terminado, sino un paso inicial para futuras investigaciones en el área.
Palavras-chave: Leitura
Formação de leitores
Professor mediador
Lectura
Formación de lectores
Docente mediador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: CARVALHO, Adriana Garcia Cabaldi. Formação de leitores: buscando caminhos a partir da sala de aula. 95p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4647
Data do documento: 5-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaGarciaCabaldiCarvalho2019.pdfAdriana Garcia Cabaldi Carvalho 20192.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.