Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4494
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de práticas de astronomia no ensino de ciências
Autor(es): Vernier, Andréa Magale Berro
Primeiro Orientador: Dutra, Carlos Maximiliano
Resumo: No presente trabalho apresentamos as relações entre o que previam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mais recentemente o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) a respeito do tema Astronomia, ressaltamos a importância da experimentação. Trazemos uma análise dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e na Revista Eletrônica Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA) relacionados a proposição de práticas voltadas ao trabalho com temas de astronomia, sendo encontrados 39 trabalhos nas atas do ENPEC nos últimos 20 anos e 42 trabalhos na revista RELEA nos últimos 15 anos demonstrando a necessidade de mais proposições de atividades práticas relacionadas ao conteúdo de Astronomia. Relatamos uma proposta de experimento para determinação da radiação solar realizada por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola de Uruguaiana/RS. Medindo o aquecimento da água contida em um recipiente exposto a luz solar, foi possível medir em intervalos de tempo a variação da temperatura, e através da fórmula do calor e do fluxo de energia foi possível determinar a radiação solar incidente no recipiente, como sendo em média de 357,92 ± 44,08 W/m². Fazendo um comparativo entre os dados obtidos pelos estudantes e os valores apresentados pela estação meteorológica de Uruguaiana/RS que integra a rede do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostrou-se que os mesmos são compatíveis para o dia e horário de realização do experimento. Apresentamos também o desenvolvimento de uma prática de determinação de condições de visibilidade dos planetas no céu noturno, a partir de uma carta de elongação determinando a distância angular em relação ao Sol no Céu e a constelação na qual o planeta encontra-se projetado. As duas práticas propostas foram submetidas a publicação em revistas científicas da área de Educação em Ciências e esperamos com isso contribuir com esta área de pesquisa e também com a prática docente pela utilização das mesmas por parte dos professores universitários que atuam na formação inicial e continuada dos professores de Ciências, bem como utilização direta de professores da Educação Básica junto aos seus alunos.
Abstract: In this work we present the relations between what the National Curricular Parameters (PCNs) predictions and which provides for the National Curricular Common Base (BNCC), and more recently the Gaucho Curricular Framework (RCG) about the topic Astronomy. We stress teo the importance of experimentation. We present an analysis of the papers presented at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) and in the Latin American Electronic Journal of Astronomy Education (RELEA), related to the proposition of practices oriented to the work with subjects of astronomy. Being found 39 papers in the ENPEC in the last 20 years and 42 papers in RELEA magazine in the last 15 years, demonstrating the need for more propositions of practical activities related to the content of Astronomy. We report a proposal of an experiment to determine the solar radiation performed by students of the final years of Elementary School of a school in Uruguaiana/RS. By measuring the heating of the water contained in a recipient exposed to sunlight it was possible to measure the temperature variation in time intervals, and through the heat and energy flow formula it was possible to determine the solar radiation incident on the container as being on average 357.92 ± 44.08 W/m². Making a comparison between the data obtained by the students and the values presented by the meteorological station of Uruguaiana/RS that integrates the network of the National Institute of Meteorology (INMET). It was shown that they are compatible for the day and time of the experiment. We also present the development of a practice of determining the conditions of visibility of the planets in the night sky from a letter of elongation, determining the angular distance from the Sun in the sky and the constellation in which the planet is projected. Both the proposed practices were submitted to scientific journals in the area of Science Education and we hope to contribute with this area of research and also with the teaching practice for the use of them by university professors who work in the initial and continuous training of the science teachers, as well as direct use of Basic Education teachers with their students.
Palavras-chave: Prática em Astronomia
Sequência didática
Experimentos e ensino de ciências
Astronomy practice
Didactic sequence
Experiments and science teaching
Astronomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: VERNIER, Andréa Magale Berro. Desenvolvimento de práticas de astronomia no ensino de ciências. 115 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4494
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA MAGALE BERRO VERNIER.pdf2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.